Um pouco por todo o mundo, 27 de Setembro é dia de celebrar o sector do turismo. Instituído pela Organização Mundial do Turismo, este dia mundial – que é comemorado já desde o ano de 1980 – pretende chamar a atenção para um dos sectores económicos mais importantes. Para este ano, foi escolhido o tema “Turismo e Água: Proteger o Nosso Futuro Comum”, com vista a destacar a importância do turismo no acesso à água e na conservação dos recursos hídricos no mundo.
Na região, e por iniciativa da Turismo Centro de Portugal (TCP), a data volta a não passar despercebida, estando agendadas várias actividades em Águeda, Anadia, Aveiro, Mealhada, Murtosa e Sever do Vouga.
Pedro Machado, presidente da TCP, não tem dúvidas em afirmar que “faz todo o sentido comemorar este dia”. “Este é um sector que tem um peso muito significativo na economia da região Centro e do país, em geral”, vincou este responsável – em 2012, as receitas turísticas representaram 5,2 por cento do PIB (Produto Interno Bruto) e 13,4 por cento das exportações totais.
“Assinalando este dia estamos a fazer um reconhecimento público ao sector, às pessoas que trabalham na área do turismo, que gera muitos postos de trabalho”, sublinhou ainda Pedro Machado.
Neste ano fortemente marcado por uma conjuntura económica e financeira difícil, tanto a nível nacional como internacional, Pedro Machado congratula-se com o facto de essa circunstância não ter impedido que “a região Centro esteja a alcançar bons resultados, nomeadamente no mercado de turistas brasileiros e também no mercado interno”.
|