sexta-feira, 3 de Janeiro de 2025  02:36
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Publicidade Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Publicidade

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Avestruz com Molho de Cogumelos

Avestruz com Molho de Cogumelos

Tempere os bifes com sal e pimenta. Derreta metade da manteiga numa frigideira e frite os bifes.

Em seguida, ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
16-09-2013

Equipamento inovador dispensa recurso à rede eléctrica



As casas com sistemas de aproveitamento da luz solar podem vir a contar com um novo equipamento que permite o aproveitamento integral da energia produzida evitando o seu desperdício, permitindo baixar o valor da factura da electricidade. Trata-se de um “controlador”, um projecto pessoal desenvolvido por David Pedro Breda, de 21 anos, aluno do quinto ano do curso de engenharia Electrónica, Redes e Telecomunicações da Universidade de Aveiro, agora no segundo ano do mestrado integrado, no ramo das energias renováveis.
O “controlador” tem duas funções. Uma evita que a energia não passe para a rede eléctrica, no caso do consumidor não ter qualquer contrato de fornecimento, e a segunda, a mais significativa, permite guardar em baterias a energia eléctrica, produzida através dos painéis solares, uma vez que o consumidor deixa de necessitar do abastecimento através da rede, usando apenas a que o seu sistema solar produziu. Permite uma “poupança imediata”, disse ao Diário de Aveiro.
No limite, o consumidor pode poupar até 99 por cento, evitando o consumo de energia proveniente da rede eléctrica, enquanto num contrato de microgeração, para venda de electricidade transformada da energia solar, à EDP, por exemplo, “com um investimento de 20 mil euros, pode demora cerca de 20 anos a recuperar”, disse ao Diário de Aveiro. A poupança “depende do investimento feito no sistema com este ‘controlador’”.


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®