Até ao final do ano vão ser celebrados contratos de concessão de incentivos a empresas no valor de 204 milhões de euros, através do COMPETE, o Programa Operacional Fatores de Competitividade. Anuncio feito em Aveiro pelo secretário de Estado do Empreendedorismo, Competitividade e Inovação, Carlos Oliveira. Ao todo são 268 projetos apresentados pelas empresas. O investimento total é de 382 milhões de euros.
“Vão ser celebrado contratos com empresas. Aqui em Aveiro serão entregues cerca de 73 milhões de euros de contratos de investimento com a contratualização. As empresas poderão pedir fundos caso já tenham investimento em execução. A partir do momento em que submetem a candidatura e têm contrato assinado podem começar o investimento. Podem pedir adiantamento ou pedido de pagamento com o investimento feito entre o momento da submissão da candidatura e o momento atual”.
Durante 2012 foram 160 os projetos de empresas do distrito de Aveiro contemplados, para receberem 98 milhões de euros através de incentivos ao investimento. Segundo informação do secretário de estado há ainda verbas para investir em 2013.
“O QREN tem dotação orçamental até final de 2013. Continuam abertas as aberturas de concurso para as empresas concorrem aos sistemas de incentivo à inovação, qualificação e internacionalização, investigação e desenvolvimento tecnológico”. |