sábado, 13 de Setembro de 2025  04:20
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Regresso às Aulas

Publicidade Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Publicidade

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Bavaroise de Laranja e Iogurte

Bavaroise de Laranja e Iogurte

Lave bem as laranjas e os limões. Corte em tiras finas a casca (sem a parte branca) de 1 laranja e de 1 limão para ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
15-04-2010

Mumadona Dias evocada na sessão "Aveirenses Ilustres".


Está marcada para hoje mais uma sessão do ciclo de conferências “Aveirenses Ilustres”, desta feita dedicada a Mumadona Dias, que ...

Está marcada para hoje mais uma sessão do ciclo de conferências “Aveirenses Ilustres”, desta feita dedicada a Mumadona Dias, que contará com a intervenção de João Gonçalves Gaspar.

Mumadona Dias nasceu e morreu no século X, da era cristã. Condessa culta e poderosa do noroeste peninsular, sobrinha e aparentada dos Reis de Leão, governou a sociedade feudal antes da fundação da nacionalidade portuguesa. A Mumadona Dias se devem os alicerces do Condado Portucalense, nomeadamente a construção do Castelo de S. Mamede e a primeira referência, ao sítio de Aveiro, e à prática da salicultura, no ano de 959.

O nome desta ilustre consta da toponímia da cidade, na rotunda onde está instalado o monumento de homenagem ao Marnoto e à Salineira, da autoria de António Quintas.

A sessão está marcada para as 18h30, no Museu da Cidade de Aveiro.


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®