O presidente da Câmara de Ílhavo tem agendada para Segunda-feira uma reunião com o responsável pela Administração Regional de Saúde do Centro para debater as alterações ao funcionamento da consulta aberta no Centro de Saúde de Ílhavo. Ribau Esteves diz que é preciso falar de casos práticos para avaliar as mudanças que deixam a consulta aberta ao período das 17h00 às 20h00. O presidente da ARS dizem que os serviços garantem que tudo corre bem mas quando exercitamos casos não há resposta. Temos reunião na segunda depois do regresso da directora do nosso agrupamento de centros de saúde. Para que haja uma resposta clara e objectiva. A mim parece-me que os utentes vão ter o serviço mais distante. Há casos que vão ter resposta no hospital e não na consulta aberta”, disse Ribau Esteves aos deputados na sessão da Assembleia Municipal.
O autarca de Ílhavo espera discutir o tema e fala ainda sobre atrasos na implementação do conselho da comunidade (CC), figura que terá assento no conselho executivo (CE) dos agrupamentos dos centros de saúde. Para Ribau Esteves, as alterações funcionais nos centros de saúde deveriam ser analisadas no conselho da comunidade e no conselho executivo. “Um ano depois do diploma estar em vigor tomou posse, no nosso caso, a nossa directora do agrupamento. Já há presidente do conselho clínico e duas pessoas no conselho clínico mas falta a terceira porque ainda não se institui o conselho da comunidade. São três presidentes de Câmara que vão presidir aos conselhos da comunidade. A terceira pessoa do conselho executivo é um autarca. É uma circunstância bizarra porque as alterações funcionais carecem de audição do CC e de decisão do CE”, explica o autarca de Ílhavo.
Ribau Esteves estranha as mudanças sem análise nos conselhos da comunidade e conselho executivo dos agrupamentos dos centros de saúde. |