O primeiro-ministro José Sócrates inaugurou, hoje, a ligação ferroviária ao Porto de Aveiro. Uma obra desejada há mais de trinta anos e que só agora foi executada. Uma empreitada que custou perto de 72,7 milhões de euros e que ficou concluída em apenas 30 meses. Para José Sócrates “este é um investimento que já devia estar feito há muito tempo. Demorámos trinta anos a pensá-lo e apenas trinta meses a fazê-lo", disse, acrescenatando que “é uma obra da maior importância para a nossa economia”
“A partir de agora todos os portos estão ligados à rede ferroviária nacional e isso é de maior importância em termos logísticos, porque de uma vez por todas damos melhores condições às nossas empresas para exportarem, para ficarem ligados ao centro e ao norte da Europa e para terem melhores condições que lhes permitam mais dinamismo económico", afirmou o primeiro-ministro.
Esta obra irá permitir a movimentação de cerca de 600 mil toneladas por ano de mercadorias, sendo que 15 por cento do tráfego de mercadorias que actualmente é feito por estrada, irá agora ser feito por comboio. José Luís Cacho, presidente da Administração do Porto de Aveiro, disse que esta inauguração “é a concretização de um sonho” que irá contribuir para o desenvolvimento económico “não só do porto, mas também das empresas da região”. “Estamos a modernizar a empresa e a dotar o porto de infraestruturas que tardavam em chegar”, acrescentou.
O presidente da Câmara de Ílhavo elogiou a atitude do Governo em avançar e concretizar esta obra. Considera que se trata de um investimento estruturante para o porto e para a Região. “É uma importante obra de valorização da infraestrutura portuária e de qualificação da área urbana do município de Ílhavo que lhe é adjacente, numa relação de boa coexistência. É agora necessário que a boa relação da vivência da área portuária e da área urbana seja aprofundada, não permitindo a sua grave perturbação com a introdução de portagens na A25”, disse Ribau Esteves.
A ligação ferroviária conta com uma extensão de cerca de nove quilómetros, desde a Plataforma Intermodal de Cacia até ao porto. Irá permitir a circulação de composições de mercadorias com uma carga máxima de 25 toneladas por eixo. Prevê-se que nesta primeira fase sejam três os comboios que diariamente farão o transporte das mercadorias que chegam ao Porto de Aveiro. Foto: pela-positiva. |