A Universidade de Aveiro recebe, de 10 a 13 de Março, os melhores especialistas mundiais na área do turismo. A InvTur surge de uma parceria entre a UA e a Turismo Centro de Portugal e pretende ser um espaço de reflexão e troca de experiências nesta área. Investigação, educação, impactos económicos e sociais, marketing, inovação e as diferentes apostas do turismo são alguns dos temas que irão ser debatidos.
Carlos Costa, professor na Universidade de Aveiro e investigador na área do Turismo, considera que esta é uma oportunidade única para se definir qual a melhor estratégia a seguir, tendo em vista a sustentabilidade do turismo.
“Aquilo que nós vamos fazer aqui é o que já deveria ter sido feito há muito tempo em Portugal. Queremos avaliar o estado da arte, ver quem está a investigar, o que está a investigar, o que já foi publicado e o que está a ser feito nesta área. Queremos pensar o que deve ser feito em termos de futuro e reflectir sobre se este é o caminho a seguir”, disse o professor da UA, acrescentando ainda que “teremos em Aveiro os melhores do mundo nessa área e podemos aproveitar para partilhar experiências e retirar conhecimento desta conferência”.
Carlos Costa considera ainda que a InvTur pode ser uma oportunidade para se debater questões relacionadas com a governança e a liderança na área do turismo. “Sem uma liderança forte e coesa, os destinos não terão sustentabilidade”.
Pedro Machado, da Turismo Centro de Portugal, considera que esta parceria entre a UA e a entidade do turismo tem um forte potencial no que toca ao desenvolvimento do sector e à afirmação da marca Centro de Portugal.
Quanto à conferência, a InvTur, entende que, para além de aumentar a taxa de ocupação em Aveiro nestes dias, mostra que este é um destino que deve e pode apostar no turismo de negócios, recebendo congressos e outras iniciativas deste género.
“Somos um destino com capacidade para poder vir a angariar grandes conferências e seminários. Significa que temos instalações e know-how para promover este produto que queremos desenvolver no centro. Somos um destino com esta capacidade e com esta ambição, aumentando, assim, a atractividade do destino”, afirmou.
Nesta conferência, que envolve todas as universidades e politécnicos do País, estarão presentes os melhores investigadores na área do turismo, tais como Chris Cooper, Dimitrios Buhalis, John Tribe, Geoffrey Wall, Alan Fyall, Lionello Punzo e Alfonso Vargas-Sanchez. Estão previstas 35 sessões paralelas, cinco plenárias e 170 apresentações. |