domingo, 22 de Dezembro de 2024  14:28
PESQUISAR 
LÍNGUA  

O Portal D'Aveiro deseja-lhe Boas Festas

Publicidade Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Publicidade

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Enguias de Escabeche

Enguias de Escabeche

Depois das enguias arranjadas, cortam-se as enguias em pedaços, temperam-se com sal.

Aqueça o óleo. Fritam-se ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
19-01-2010

Exposição “Reinventar o Traje das Fogaceiras” anima Festa das Fogaceiras.


A exposição “Reinventar o Traje das Fogaceiras” que faz parte do programa de animação da Festa das Fogaceiras vai estar patente ao ...

A exposição “Reinventar o Traje das Fogaceiras” que faz parte do programa de animação da Festa das Fogaceiras vai estar patente ao público na Praça Gaspar Moreira, hoje e amanhã, junto à Câmara Municipal.

Em exposição vão estar 60 trajes, decorados com variados materiais reutilizados, tais como algodão, botões, jornais, esponja, talheres de plástico, caixas de fósforos e embalagens de café, CD, rolhas e restos de cortiça, pacotes de açúcar, ráfia e corda, entre muitos outros. É o resultado do desafio lançado pelo Centro de Recursos Educativos Municipal aos jardins-de-infância, escolas do 1º Ciclo e IPSS de todo o concelho de Santa Maria da Feira para reinventarem o traje das Fogaceiras.

Crianças e seniores de todo o Concelho deram asas à sua imaginação e criaram trajes inovadores, bem diferentes dos tradicionais que são usados pelas meninas Fogaceiras no dia 20 de Janeiro. De acordo com a tradição, as meninas desfilam no Cortejo Cívico e Procissão vestidas e calçadas de branco, cintadas com faixas coloridas, levando à cabeça as Fogaças do voto, coroadas de papel de prata de diferentes cores, recortado com perfis do Castelo.

Também hoje a Escola de Hotelaria e Turismo de Santa Maria da Feira promove, entre as 17h00 e as 19h30, uma mostra de degustação de queijos e provas de vinhos, acompanhados por Fogaça, pão doce típico de Santa Maria da Feira, símbolo da Festa das Fogaceiras.

Para harmonizar os diferentes queijos com diferentes vinhos, os produtos serão apresentados em seis “ilhas” distintas, começando pelos queijos mais leves e neutros até aos mais intensos e pronunciados, seguindo uma ordem semelhante à que será utilizada no serviço de vinhos, criando um crescendo em sabor, textura e intensidade da prova. A Fogaça estará no centro da degustação.

Esta iniciativa, integrada no programa de animação da Festa das Fogaceiras, a celebrar amanhã, é promovida pela Escola de Hotelaria e Turismo de Santa Maria da Feira, em parceria com a Câmara Municipal e Confraria da Fogaça da Feira.


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®