domingo, 22 de Dezembro de 2024  16:36
PESQUISAR 
LÍNGUA  

O Portal D'Aveiro deseja-lhe Boas Festas

Publicidade Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Publicidade

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Enguias de Escabeche

Enguias de Escabeche

Depois das enguias arranjadas, cortam-se as enguias em pedaços, temperam-se com sal.

Aqueça o óleo. Fritam-se ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
09-11-2009

Comissão de Moradores de Santiais mantém luta contra traçado do TGV.


A Comissão de Moradores de Santiais, no concelho de Estarreja, continua a lutar contra o traçado do TGV que irá atravessar a freguesia ...

A Comissão de Moradores de Santiais, no concelho de Estarreja, continua a lutar contra o traçado do TGV que irá atravessar a freguesia de Beduído. Queixam-se dos impactos negativos que o actual traçado irá provocar na freguesia, uma vez que irá levar à demolição de oito habitações e de uma fábrica, para além de atravessar duas explorações agrícolas. Américo Soares diz que os populares não estão contra o TGV e sugerem uma alteração ao traçado.

“Não me parece que fosse inviável, de todo, passar o comboio para cerca de 1,5 quilómetros mais a nascente. Desta forma, a linha iria apanhar o traçado inicial junto à saída da auto-estrada, em Estarreja. Passaria por uma zona florestal, que também traria implicações a nível ambiental, mas ajudava a reduzir os impactos ao nível do ruído que, no futuro, irão atingir as populações”, explicou Américo Soares.

A comissão, que representa cerca de 600 moradores, também se manifestou contra o Estudo de Impacto Ambiental e já fez chegar a sua contestação à Agência Portuguesa de Ambiente. Américo Soares reitera a necessidade de apoio das autarquias para a comissão conseguir levar a cabo a alteração do traçado.

“Para podermos avançar mais na nossa contestação, precisamos do apoio das nossas autarquias. A nossa capacidade de lobby não se assemelha à que houve no caso do aeroporto. Não temos capacidade nem dinheiro, por isso, para passos mais decididos precisamos do apoio da câmara”.

A comissão de moradores contesta o actual traçado do TGV, no concelho de Estarreja, sugerindo um desvio para nascente e promete continuar a luta.


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®