O Rotary Club de Aveiro homenageia funcionários da Universidade de Aveiro. Ivo Mateus e José Simões, trabalhadores da Universidade de Aveiro, recebem o reconhecimento da sociedade civil devido à “dedicação e afetividade”.
A homenagem pelo Club aveirense inscreve-se na missão de distinguir personalidades pela sua exemplar conduta, visando a consolidação das boas relações. A escolha dos dois profissionais da Universidade dá cumprimento à missiva do Rotary Club mas prende-se, sobretudo, com a «homenagem a profissionais que, não sendo docentes, são de capital importância para a vida universitária», salienta Manuel António Coimbra, presidente do Rotary Club de Aveiro e docente da UA.
Ivo Mateus é, desde 1979, funcionário no Departamento de Física da Universidade de Aveiro (DF). Para além do apoio aos laboratórios de ensino e investigação no DF, colabora, regularmente, com os departamentos de Ambiente e Ordenamento, Biologia, Electrónica, Telecomunicações e Informática, Geociências e Química.
Ao longo destes anos, fez também parte da Assembleia da Universidade, Senado e Conselho Directivo do Departamento que integra. É ainda sócio fundador e membro da direcção da Associação de Funcionários da Universidade de Aveiro, desde 1995. Foi também agraciado com o Prémio Eng.º Rui Henrique Galiano Barata Pinto, destinado a distinguir a prestação de trabalhadores não docentes e não investigadores da UA.
A história dos 35 anos de serviço no DETI, desdobra-se em vários capítulos, que vão desde a reparação e manutenção de equipamento electrónico, ao apoio às aulas e à investigação, como monitor e orientador de estágio em cursos de formação profissional, à segurança, recepção de visitas de estudo, mas também no exercício de todas as tarefas que visem contribuir para um bom funcionamento do DETI, num servir que chega ainda às pessoas de outros departamentos, que recorrem a pedir colaboração em matéria de electrónica. Foi duas vezes nomeado para o Prémio Eng.º Rui Henrique Galiano Barata Pinto.
A apresentação dos homenageados vai ser feita por Florinda Costa, professora no DF.
O jantar festivo está marcado para as 20h00 desta segunda-feira no Hotel Imperial. |