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24-10-2012

Estarreja: ANACOM sugere às famílias informação sobre anomalias na captação de sinal TDT.


A Autoridade Nacional de Comunicações já respondeu às queixas da Câmara de Estarreja sobre a resolução das sucessivas falhas do ...

A Autoridade Nacional de Comunicações já respondeu às queixas da Câmara de Estarreja sobre a resolução das sucessivas falhas do sinal da televisão digital terrestre. “Em Portugal, 100% da população tem acesso ao sinal digital de televisão, seja por via terrestre ou por satélite. Não há ninguém que não tenha acesso livre e gratuito à televisão. No concelho de Estarreja existem os dois tipos de cobertura: 93% da população recebe o sinal digital por via terrestre e 7% da população recebe-o através de satélite, adianta a carta da ANACOM.

Aquela entidade sugere uma consulta das pessoas junto do nº gratuito 800 200 838 ou no site www.tdt.telecom.pt, ambos da responsabilidade da Portugal Telecom, “sobre qual o tipo de cobertura que têm na sua residência, de modo a instalarem os equipamentos adequados”.

Recorda que é necessário a utilização de descodificador TDT para quem tenha serviço via terrestre em televisores que não disponham de televisor compatível com a norma MPEG4/H264. Quem recebe o sinal através de satélite terá que comprar um kit complementar (KIT satélite) e instalar uma antena parabólica. Só assim conseguirá assegurar que recebe o sinal com qualidade. Se não o fizer, poderá conseguir receber o sinal quando as condições de propagação são mais favoráveis, mas não o conseguirá todo o tempo.

Para os casos em que os problemas persistam deverá ser enviada listagem com as moradas/bairros/locais nos quais se registam as dificuldades de receção de sinal, com a indicação da frequência com que se registam os episódios de falta de sinal, em que período do dia se registam, para a empresa conseguir fazer um “diagnóstico do problema”.

“Caso se trate de pessoas que estão em zonas que recebem o sinal por satélite mas compraram um descodificador de TDT, ao invés de terem instalado um kit satélite (DTH), não conseguirão assegurar a receção do sinal em boas condições, 100% do tempo. Nestes casos, a solução é instalar o equipamento adequado”.

A ANACOM adianta, ainda, que há programas para apoiar famílias carenciadas na aquisição de equipamento.


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