domingo, 2 de Novembro de 2025  17:14
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Publicidade Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Publicidade

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
12-10-2012

Aveiro: Universidade recebe encontro sobre Robótica e Cibernética.


O 1º ciborgue do mundo e outros feitos extraordinários da robótica vêm à Universidade de Aveiro. Em 1998, Kevin Warwick ligou o ...

O 1º ciborgue do mundo e outros feitos extraordinários da robótica vêm à Universidade de Aveiro. Em 1998, Kevin Warwick ligou o próprio sistema nervoso a um computador. O feito tornou o especialista em Cibernética da Universidade de Reading no primeiro ciborgue do mundo. O invulgar e, por vezes, polémico professor universitário inglês é uma das presenças do Colóquio de Robótica e Cibernética que a Universidade de Aveiro organiza este sábado.

O encontro vai trazer também a Aveiro cientistas da FESTO, a empresa alemã que tem deixado o mundo boquiaberto com a excelência dos seus robots. Seduzir e motivar os estudantes portuguesas para as áreas científicas da robótica e cibernética é o grande objetivo do colóquio preparado pelo Núcleo de Estudantes de Engenharia de Computadores e Telemática da UA.

“Termos oradores de renome internacional irá permitir que os participantes adquiram novos conhecimentos e visões do que efetivamente se concretiza nestas áreas em território nacional e no Mundo”, explica Ana Domingos do NEECT.

Da UA, os investigadores dos projetos do carro de condução autónoma, o ATLASCar, e da equipa de futebol robótico, a CAMBADA, vão apresentar no colóquio os porquês da UA ser uma referência nacional nas áreas da Robótica e Cibernética.

É ainda de destacar a realização de uma campanha solidária associada ao evento e que vai promover a recolha de tampas de plástico para ajudar a financiar uma mão biónica para ser entregue ao Rodrigo Hipólito.

A mãe da criança, que nasceu sem a mão direita, tem em curso já há alguns meses um pedido de ajuda para comprar uma mão mioelétrica, cujo custo ascende aos 8500 euros. A organização vai entregar também à criança parte das verbas obtidas com as inscrições dos participantes no colóquio.


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®