Aveiro inicia no domingo a Semana Europeia da Mobilidade. O programa de atividades prolonga-se entre 16 e 22 de Setembro. “Avançando na Direção Certa” é o tema que a Autarquia adotou este ano com a finalidade de sensibilizar a população aveirense para a menor utilização possível de automóveis nas suas deslocações.
Esta semana destaca, ainda, o desenvolvimento do Plano Municipal de Mobilidade, e o Plano Intermunicipal de Mobilidade e Transportes desenvolvido pela Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro.
Os planos de ação na dimensão concelhia e regional deverão ser apresentados até ao final do ano.
O programa da Semana Europeia da Mobilidade integra no dia 19 a realização do Seminário RAMPA – Regime de Apoio dos Municípios para a Acessibilidade na Biblioteca Municipal de Aveiro.
Com este seminário pretende-se consciencializar as pessoas para a importância desta temática e divulgar as ações e atividades que estão inerentes ao plano local e municipal de promoção de acessibilidade de Aveiro.
De 21 a 23 de setembro vai decorrer a ação “Passeio de bicicleta. Mais jardim para descansar” em frente à Pizzarte. Estarão disponíveis 20 bicicletas com as quais todos podem fazer passeios pela cidade.
Será instalado um jardim com um sofá para zona de descanso e estará patente uma exposição de bicicletas únicas da última coleção BKI Cruisers.
No dia 22 de setembro, “Dia de Aveiro sem carros no Passeio!” será um dia de tolerância zero a quem abusa do espaço dos peões, estaciona em cima dos passeios e nas passadeiras. Neste sentido serão distribuídos desdobráveis “Eu não piso o seu carro. Não pise o nosso passeio” do projeto “Ative Access” pela Polícia Municipal e pelos fiscais da MoveAveiro.
Será também feita a apresentação da sinalização Pedonal CENCYL através de mupis em vários locais da cidade. Inside Out, uma iniciativa do TEDx Aveiro, que consiste na distribuição de retratos de pessoas em diferentes espaços da cidade.
Igualmente no dia 22 de setembro decorrerá o evento Molifest. Trata-se de animação de rua com música em vários pontos da cidade e a organização de uma feira no Cais da Fonte Nova. |