Está apontado para 2013 o fim dos trabalhos de construção do Parque do Cercal, o recinto que, além de acolher as instalações do pólo Norte da Universidade de Aveiro, pretende ser um campo para a inovação, competitividade e empreendedorismo qualificado.
O auto de consignação da obra – no terreno a partir da segunda semana deste mês – já foi assinado entre o vice-presidente da Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis, Ricardo Tavares, e a empresa Costa & Carvalho, a quem cabe a responsabilidade de finalizar a empreitada.
O Parque do Cercal, que vai desenvolver-se ao longo dos 14 hectares da chamada Quinta do Comandante – entre as freguesias de Santiago de Riba-Ul, Oliveira de Azeméis e S. Roque –, é um investimento aproximado de cinco milhões de euros, que contará com verbas provenientes do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.
Trata-se de um projecto que, além da componente de ensino, envolve outras valências, nomeadamente investigação e desenvolvimento tecnológico, apoio à incubação de novas empresas, estímulo ao empreendedorismo, promoção do emprego qualificado e apoio ao tecido económico local e regional.
|