A partir de hoje, começa já a sentir-se um frenesim na zona do Terminal Norte do Porto de Aveiro e do Jardim Oudinot, para que nada falhe na recepção aos grandes veleiros, no âmbito do “Ílhavo Sea Festival”, que decorre entre os próximos dias 3 e 6. Cerca de 60 elementos – entre funcionários da autarquia e voluntários – estão já a mobilizar-se nos bastidores do evento. A montagem dos equipamentos logísticos também decorre a bom ritmo e as questões relativas a segurança estão já mais do que concertadas.
Aliás, a organização garante que esta foi uma das matérias que mereceu grande atenção na preparação do evento: reduzir ao mínimo o risco de incidentes no recinto do festival. “Iremos fazer um simulacro com todas as pessoas envolvidas na organização e no apoio ao evento ainda antes dos veleiros chegarem, para testar algumas situações”, desvendou Paulo Costa, vereador da Câmara Municipal de Ílhavo. Durante os dias de festa, a segurança também está assegurada, tendo sido acautelado, por exemplo, o risco de alguns menores se poderem perder no recinto. “Tal como fizemos na ‘Tall Ships de 2008’, iremos distribuir pulseiras às crianças, à entrada, onde deve ser colocado o nome e o telefone do pai ou da mãe”, revelou ainda Paulo Costa.
Milhares de lugares
de estacionamento
Nos bastidores do “Ílhavo Sea Festival”, ultimam-se também já os espaços de estacionamento. Dentro do Terminal Norte do Porto de Aveiro está a ser criada uma área com 3.000 lugares de estacionamento. A esta área junta-se também a zona de parqueamento automóvel existente no Jardim Oudinot, “tendo também sido acautelado com a GNR a possibilidade de se poder estacionar na berma da via que liga ao local do evento, desde a saída da A25 até à rotunda do porto, e também na estrada que vai desde a mesma rotunda até à Bresfor”, adiantou o vereador da autarquia ilhavense.
A recepção aos muitos tripulantes que chegam a bordo dos grandes veleiros, e que irão permanecer no recinto do festival durante cinco dias, também está a ser acautelada.
|