Os “Tall Ships” que vão passar pelo município de Ílhavo no final desta semana já estão a caminho da costa aveirense. A largada de Cádiz, em Espanha, um dos portos de passagem da “Tall Ships Race 2012”, aconteceu no passado domingo. Ao início da tarde de ontem, a maioria dos grandes veleiros que cumprem a viagem até Ílhavo estavam já ao largo da costa portuguesa (o rumo das embarcações pode ser acompanhado através do endereço www.sailtraininginternational.org). Uma aventura de mar que está a contar com a participação de dezenas de instruendos ilhavenses, seleccionados através de um sorteio promovido pela Câmara Municipal de Ílhavo.
A correr tudo conforme previsto, “na próxima quinta-feira já começarão a chegar alguns navios ao Terminal Norte do Porto de Aveiro”, estima Paulo Costa, vereador da autarquia ilhavense. Estes veleiros integram a “The Tall Ships Races 2012” – prova organizada pela Sail Training International e que passou por Lisboa – e escolheram o município de Ílhavo como ponto de paragem entre Cádiz e Coruña (Espanha).
Quatro dias de festa
no Jardim Oudinot
Para já, está confirmada a presença de dez veleiros de seis nacionalidades (Alemanha, Portugal, Polónia, Reino Unido, Bélgica e Rússia) no “Ílhavo Sea Festival”, que irá decorrer entre os dias 3 e 6 de Agosto. Durante este período, os navios estarão abertos ao público, para visitas. Será mais uma oportunidade para a população da região conhecer de perto alguns dos maios belos veleiros do mundo e entre os quais estão os portugueses Creoula, Santa Maria Manuela e Argus, representantes Frota Branca Portuguesa (Portuguese White Fleet), que durante décadas sulcou os mares difíceis do Norte, pescando bacalhau.
|