Começa hoje o 16º festival Avanca - Encontros Internacionais de Cinema, Televisão, Vídeo e Multimédia.
Estarreja será o palco, até ao dia 29 de julho, desta mostra que contará com a exibição de 51 filmes inéditos em Portugal, 20 deles em estreia mundial, informou a organização.
O Festival Avanca 2012, promovido pelo Cine-Clube de Avanca, terá um total de 106 filmes, incluindo os 51 filmes da competição oficial do festival e um panorama do cinema português.
A este festival concorreram 2.402 filmes de longa e curta-metragem, oriundos de 69 países.
António Costa Valente, do Cine-Clube de Avanca, diz que “É uma forma de proporcionar aos voluntários que estão a montar o festival a possibilidade de ver cinema de qualidade”.
O programa do festival inclui ainda cinco worskhops sob diversas temáticas, onde os participantes vão poder produzir pequenos filmes.
Um dos workshops a realizar é promovido pela recém-criada Academia Portuguesa de Cinema, dirigido especialmente a cineastas, estudantes de design, comunicação e audiovisuais.
Simultaneamente ao festival, decorrerá a Conferência Internacional Cinema - Arte, Tecnologia, Comunicação que pretende reunir investigadores e académicos de vários países para debaterem temas relacionados com o cinema.
Tal como nas edições anteriores, este ano sera distinguida melhor comunicação apresentada, com o “Prémio Eng. Fernando Gonçalves Lavrador”.
O Avanca 2012 é uma organização do Cine-Clube de Avanca e da Câmara Municipal de Estarreja, e conta com o apoio do Instituto do Cinema e Audiovisual, Secretaria de Estado da Cultura, Instituto Português do Desporto e Juventude, Academia Portuguesa de Cinema, Região de Turismo do Centro, Escola Superior de Artes do Porto e Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro. |