Jorge Carvalho, coordenador do estudo para a Avenida Lourenço Peixinho, em Aveiro, diz que as bicicletas "merecem ter lugar nas vias principais". A redução do trafégo na Avenida, para uma faixa em cada sentido, "vai juntar carros e bicicletas no mesmo corredor". É o que defende o coordenador do estudo. Jorge Carvalho explica que "é uma forma de responsabilizar os automobilistas e impor uma velocidade mais reduzida". "Pretendemos, na Avenida, o carro a circular devagar, a generalidade da cidade perceberá essas alterações, aplicáveis a outras vias citadinas, a solução é aplicável à cidade, onde o carro deve andar devagar a bicicleta deve poder circular no centro da via, à sua velocidade, é importante que isso aconteça, temos de dar importância à bicicleta na cidade, isso para nós é inquestionável", referiu Jorge Carvalho que falou, ainda, sobre a diminuição de estacionamento à superfície. Diz que a oferta actual "está acima das necessidades". Por isso vai reduzir a presença de carros à superfície com a criação de uma bolsa subterrânea, mais reduzida. "Apesar dos estudos de mobilidade nos terem demonstrado que temos oferta de estacionamento em excesso, a verdade é que estamos a propor uma redução substancial de estacionamento na superfície, na Avenida, estamos a propor a supressão do estacionamento gratuito", sublinhando que "é possível encontrar um equilíbrio entre a procura e a oferta", disse. |