O PS de Ílhavo explica a saída do vereador Júlio Merendeiro por apresentação do pedido de renúncia ao cargo como forma de acelerar a preparação do trabalho autárquico do Partido sem estar à espera das decisões do Tribunal Constitucional a propósito da questão da entrega da Declaração de Rendimentos, Património e Cargos Sociais.
Segundo informa o PS, o vereador entendia não ter obrigação legal de entregar a referida declaração “mas as decisões tomadas pelo Tribunal Constitucional indicam que Júlio Merendeiro tinha essa obrigação e não a cumprindo, deve ser-lhe retirado o mandato”.
O vereador acabou por entregar a referida Declaração no Tribunal Constitucional, “que confirma a sua receção, conforme documento comprovativo de entrega remetido ao vereador, mas que não faz suspender o processo já em curso”.
Apesar de poder recorrer da decisão, Júlio Merendeiro entende que o tempo necessário é contraproducente à atividade normal do PS e do seu papel no executivo camarário pelo que, “considera ser importante e urgente para o Partido Socialista de Ílhavo ajustar a sua organização a esta realidade, de forma a integrar um novo vereador com a máxima brevidade, a fim de continuar o seu trabalho em prol dos Ilhavenses, com toda a normalidade”.
Confirmada a renúncia, o PS adianta que Ana Bastos assume o lugar. É socióloga de profissão exercendo atividade na Câmara de Oliveira do Bairro onde é técnica superior. A nova vereadora é da Gafanha da Nazaré e substitui Júlio Merendeiro que decidiu renunciar ao cargo para o qual foi eleito em 11 de Outubro de 2009. |