O anfiteatro do Departamento de Ambiente e Ordenamento da Universidade de Aveiro recebe, esta sexta, a partir as 10h15, o evento “TDT em Portugal – que Futuro”. Organizado pelo Instituto de Telecomunicações – Polo de Aveiro, em parceria com o Polo de Competitividade das Tecnologias de Informação, Comunicação e Eletrónica, Departamento de Eletrónica, Telecomunicações e Informática e Departamento de Comunicação e Arte, ambos da UA, o evento vai discutir as questões mais relevantes no processo que conduzirá ao fim do sinal analógico de televisão.
Decorre atualmente uma modernização tecnológica em Portugal no que respeita à televisão e serviços associados. No dia 26 de abril, é concluída a 3ª e última fase do processo de encerramento da transmissão do sinal analógico, também designado por switch-off, entrando em funcionamento o sistema de transmissão de Televisão Digital Terrestre (TDT).
Durante a manhã há debate entre especialistas para a discussão técnica do tema. À tarde cabem na agenda visões mais práticas do processo, como a experiência espanhola, país que avançou primeiro com o processo de migração para a televisão digital e escolheu um modelo distinto daquele que está a ser implementado em Portugal, e também o impacto da implementação da TDT no quotidiano dos portugueses. |