Matilde Silva, da Escola Secundária de Arouca, e Flávia Ramos, da Escola Secundária Manuel Laranjeira, de Espinho, vão representar o distrito de Aveiro no concurso nacional de leitura. Foram os vencedores da final distrital disputada, ontem, em Ílhavo, num concurso que colocou, ainda, no pódio Catarina Rocha da EB 2.3 de São João da Madeira; Catarina Duarte da Escola Secundária de Santa Maria da Feira; Tiago Rocha da Escola Secundária de Vale de Cambra e José Gomes da Escola Secundária de Arouca.
Vera Oliveira, da Direção-Geral do Livro, das Bibliotecas e do Plano Nacional de Leitura, sublinha a importância da iniciativa e dos livros na vida dos jovens. “A leitura é um ato intelectual e é um ato e afeto. As duas componentes estão interligadas e este concurso espelha isso”.
Ainda sobre a frequência das bibliotecas há a noção de que a crise está a atrair mais públicos. “Este período de crise está a chamar mais pessoas às bibliotecas que têm uma oferta de instalações, de acesso à internet, cd´s e diversidade de informação que os dados falam de mais leitores nas bibliotecas públicas”. |