Odete Costa é a primeira candidata da única lista às eleições na concelhia de Aveiro do Bloco de Esquerda. Os atuais dirigentes continuam a integrar esta lista que vai a sufrágio no mês de Março. A candidatura “A alternativa de esquerda contra a troika” conta com nomes como os de João Dias, Virgínia Matos, Ivar Corceiro, Rui Maio, Joana Dias, António Neto, Nelson Peralta e Catarina Gomes.
Assume como “grande desafio” a luta pelo Estado Social, pela conquista de uma sociedade mais justa e igualitária que “enfrenta o drama da austeridade”. <7p>
Promete lutar contra o que diz ser o desmazelo da autarquia pelos serviços públicos, contra a inércia do “executivo perante o fecho de linhas ferroviárias, à introdução de portagens nas scut, ao encerramento de empresas, aumento do desemprego, à degradação do hospital e escolas”.
Sublinha que a candidatura autárquica terá “a vocação de constituir uma verdadeira alternativa de poder, passando pela conquista de maiorias sociais que permitam derrotar as políticas da troika e os seus representantes”.
Os candidatos à liderança do BE lembram que o “estrangulamento governamental das finanças locais” vai agravar os problemas financeiras da Câmara de Aveiro que sob a liderança de Élio Maia “não resolveu o problema dos devaneios da governação autárquica PS” e contestam um modelo de redução das freguesias e aposta em Comunidades Intermunicipais adiando a regionalização, apresentando-se como “veículo para negócios de outra escala”, num modelo sem a legitimação por “voto nas urnas destes órgãos sem legitimidade democrática própria”.
A este propósito, os candidatos à concelhia do Bloco de Esquerda dizem que “parece que Ribau Esteves já manda um bocadinho em Aveiro e nem sequer teve de ir a eleições para tal”. |