Está marcada para hoje a 6.ª edição do Concerto de Laureados do Prémio Professor José de Oliveira promovido pela Escola de Artes da Bairrada.
Este concurso destina-se a premiar os melhores alunos da EAB e é realizado anualmente, no final do ano letivo, distribuindo-se por várias categorias e escalões etários. Os prémios são de carácter financeiro e visam a formação dos alunos, sendo entregues mediante prova de gasto em equipamento ou propinas diretamente ligadas à formação artística.
Este concurso, instituído no ano lectivo 2005/2006, com o nome "Concurso Carlos Marques", anterior Director Pedagógico e um dos principais agentes de criação e estabelecimento da EAB, passou desde o ano lectivo 2009/2010 a designar-se "Concurso Professor José de Oliveira", em homenagem a esta figura incontornável do Troviscal, localidade sede da EAB, que foi um professor de instrução Primária que criou a Banda Escolar do Troviscal na primeira metade do século passado e deixou fortes marcas locais.
Desde a primeira hora este concurso foi fomentado e totalmente patrocinado pelo Comendador António Soares de Almeida Roque, cujo altruísmo social interventivo ao nível da cultura e educação vai merecer homenagem nesta edição.
Espetáculo, este sábado, a partir das 15h00, no Salão Nobre dos Paços do Concelho de Oliveira do Bairro.
Os Laureados da 6.ª edição são: Categoria A (até 3.º ano de iniciação, cerca de 8 anos de idade) - Inês Oliveira Samagaio Alfaiate Reste (Piano) Categoria B (até 1.º grau do curso básico, cerca de 11 anos de idade) – Catarina Oliveira Samagaio Reste (Piano), Menção Honrosa para Cármen Oliveira (Violino) Categoria C (até 3.º grau do curso básico, cerca de 13 anos de idade) – Beatriz Pereira da Silva (Piano), Menção Honrosa para Maria Inês Oliveira Lopes (Trombone) Categoria D (até 5.º grau do curso básico, cerca de 15 anos de idade) – Roberto da Silva Carvalho (Percussão) Categoria E (até 8.º grau do curso complementar, cerca de 18 anos de idade) – Tomás Oliveira Serrano Roça. Música de Câmara Nível A (média de idades inferior a 12 anos) – José Vida, Joana Vinagre e Liane Pereira (trio de flautas) Música de Câmara Nível B (média de idades superior a 12 anos) – Paulo Santiago, Tiago Batista e Tomás Roça (trio de guitarras) Categoria de Formação Musical (aluno com a melhor média na disciplina) – Ana Pedro Pereira Categoria de Comportamento Cívico (aluno que se distingue pelas qualidades humanas e respeito pelas regras cívicas) – Laura Milena Oliveira. |