domingo, 2 de Novembro de 2025  17:24
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Publicidade Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Publicidade

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
14-12-2010

Estudantes da Universidade de Aveiro protestam contra novo



Dezenas de estudantes universitários manifestaram-se ontem frente à reitoria da Universidade de Aveiro (UA) contra o novo regulamento de atribuição de bolsas de estudo e as suas normas técnicas.

Os estudantes alegam que as novas regras são “absurdas e injustas” e afirmam que “inúmeros” alunos estão, neste momento, a ponderar não voltar mais para a UA, por falta de recursos financeiros.

Em declarações à Lusa, Mário Fernandes, do 5.º ano da licenciatura em Tradução, disse que só na UA “há mais de 600 alunos que este ano perderam a bolsa de estudo”.

“São regras que vieram mudar completamente as coisas e foram implementadas numa altura muito má”, adiantou este aluno, que diz ter sido excluído do sistema de bolsas devido à “passagem de 40 para os 50 por cento do aproveitamento escolar mínimo obrigatório”.

Na mesma situação está Cidália Morais, aluna da licenciatura de Educação Básica, mas, no seu caso, a exclusão da acção social ficou a dever-se ao facto de não ter atingido os 30 créditos do Sistema Europeu de Transferência e Acumulação de Créditos (ECTS) aos quais o estudante tem de estar inscrito para requerer a atribuição de bolsa.

“Tinha de ter chumbado a três ou quatro cadeiras para atingir os 30 ECTS para ter direito à bolsa”, diz esta aluna, admitindo que, possivelmente, terá que desistir da universidade, caso o novo regulamento não seja alterado.

Os estudantes defendem a aplicação de uma norma transitória para este ano lectivo, que permita aos alunos serem abrangidos pelo regulamento anterior, e reclamam a contabilização das unidades extra-curriculares como unidades contabilizáveis para o mínimo de 30 ECTS.

Empunhando faixas onde se lia “Mãe perdi a bolsa, vou voltar para casa”, os estudantes seguiram depois em direcção ao Governo Civil de Aveiro onde entregaram um abaixo-assinado.


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®