domingo, 2 de Novembro de 2025  07:24
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Publicidade Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Publicidade

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
14-10-2010

Centrista não concorda com nome de Alípio Sol na Casa da Cultura



O Deputado do CDS/PP, Victor Pinto, na última Assembleia Municipal, disse não concordar com a atribuição do nome do ex-presidente da Câmara, Alípio Sol [já falecido], à futura Casa da Cultura. Esta atribuição tinha sido decidida por unanimidade, no dia 26 de Agosto, pelo executivo municipal. Agora, a Assembleia Municipal de Oliveira do Bairro aprovou, por maioria, uma proposta de congratulação pela decisão camarária, mas Victor Pinto, que se absteve, deixou claro que não concordava com a decisão.

Recorde-se que a assembleia Municipal de Oliveira do Bairro já tinha aprovado, no dia 29 de Dezembro de 2008, uma proposta apresentada pela bancada do PSD que recomendava a atribuição do nome de Alípio Sol a uma rua ou um equipamento Municipal, além da atribuição de uma medalha de Mérito Municipal a título póstumo.

Mas Victor Pinto disse que, “quando se quer homenagear alguém, é importante saber se a homenagem é oportuna em relação ao que está em causa. Neste caso, é a atribuição do nome do Alípio Sol à futura Casa da Cultura”.

“Conheço o Alípio Sol desde muito jovem. Dei os primeiros passos na política com ele. É claro que o Dr. Alípio Sol nunca foi uma pessoa especialmente sensível para a cultura, na acepção da palavra. Era bom que o executivo consultasse as pessoas com mais experiência e com mais idade. Estamos a falar de cultura. Isto é um marco de muita justiça para os vindouros”, justificou.

Victor Pinto relembrou que “existiram no concelho outras personalidades ligadas à cultura. Se o meu grande amigo Alípio fosse vivo, estou convencido que não aceitava «apadrinhar» a Casa da Cultura”. “Para mim e para muita gente, o Alípio Sol é um bom exemplo de autarca para o concelho. Um exemplo de integridade e de amor à sua terra.” Por isso, o deputado do CDS/PP defendeu que “a justa homenagem seria o seu busto na Casa da Cultura e o seu nome na Alameda de Oliveira do Bairro”.

Pedro Fontes da Costa
pedro@jb.pt


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®