domingo, 22 de Dezembro de 2024  14:16
PESQUISAR 
LÍNGUA  

O Portal D'Aveiro deseja-lhe Boas Festas

Publicidade Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Publicidade

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Enguias de Escabeche

Enguias de Escabeche

Depois das enguias arranjadas, cortam-se as enguias em pedaços, temperam-se com sal.

Aqueça o óleo. Fritam-se ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
15-11-2011

Iniciadas obras de requalificação das margens da Ria, entre o Chegado e a Ribeira de Pardelhas.


A Câmara Municipal da Murtosa iniciou, recentemente, a empreitada de beneficiação da área marginal da Ria, entre o Chegado e a ...

A Câmara Municipal da Murtosa iniciou, recentemente, a empreitada de beneficiação da área marginal da Ria, entre o Chegado e a Ribeira de Pardelhas, na Freguesia da Murtosa, numa extensão de quatro quilometros. Esta empreitada orçada em cerca 1,370 milhões de euros, contempla a reparação e consolidação das “motas” de protecção da invasão dos campos pelas águas da Ria, bem como o reperfilamento transversal, "por forma a constituir um caminho marginal com a largura mínima de três metros, que possibilite a fruição, a pé ou de bicicleta, da área ribeirinha". Estão previstas obras de requalificação do cais existentes ao longo do percurso: Cova do Chegado, Bico e Ribeira de Pardelhas.

Na Cova do Chegado serão construídos armazéns de aprestos para apoio à actividade piscatória, bem como a construção de um bloco sanitário que servirá de equipamento de apoio ao parque de merendas que será construído na envolvente.

A intervenção prevista no cais do Bico "pretende criar coerência urbanística no espaço, na medida em que, actualmente, a área apresenta duas faces distintas: por um lado, a nascente, o moderno porto de abrigo para pescadores, inaugurado em 2008, e, por outro, velhos ancoradouros degradados e assoreados". "Pretende-se enrocar todos os taludes dos ancoradouros e zonas marginais que se apresentam erudidos, pavimentar os espaços entre os antigos cais, criar condições para que as marés vivas fiquem contidas dentro dos planos de água e não invadam os espaços públicos envolventes, beneficiar a rede de iluminação pública, reestruturar o espaço do parque de merendas e área envolvente e beneficiar a zona do areal, que se pretende assumir como praia fluvial".

Na Ribeira de Pardelhas a intervenção consistirá no tratamento do espaço situado em frente ao antigo matadouro, com criação de parque de estacionamento e percursos pedonais e na beneficiação da iluminação pública, "por forma a que toda a zona envolvente ao cais fique devidamente iluminada". Também o canal da Ribeira de Pardelhas será enrocado, em pedra, em ambas as margens, desde o cais até à saída para o canal da Murtosa.

A obra de requalificação da área marginal à Ria, entre o Chegado e a Ribeira de Pardelhas, "faz parte de uma estratégia bastante mais abrangente, que visa a requalificação de toda a área ribeirinha, no Município da Murtosa, desde a Ribeira Nova, na fronteira com a Freguesia de Veiros (Estarreja) até à Ribeira das Teixugueiras, na fronteira com a Freguesia de Pardilhó (Estarreja). Esta estratégia encontra-se plasmada no Plano Intermunicipal de Ordenamento da Ria de Aveiro e será concretizada pelo Município da Murtosa e pela Sociedade Polis Litoral Ria de Aveiro". Neste âmbito, a Câmara Municipal da Murtosa adjudicou já à empresa “Brimo-Britas de Mouquim, Lda” a empreitada de requalificação da área marginal, entre a Ribeira de Pardelhas e os Ameirinhos (troço contíguo à área de intervenção da empreitada agora iniciada), pelo valor de 900 mil euros, prevendo-se que a obra se inicie em breve.


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®