domingo, 22 de Dezembro de 2024  13:18
PESQUISAR 
LÍNGUA  

O Portal D'Aveiro deseja-lhe Boas Festas

Publicidade Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Publicidade

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Enguias de Escabeche

Enguias de Escabeche

Depois das enguias arranjadas, cortam-se as enguias em pedaços, temperam-se com sal.

Aqueça o óleo. Fritam-se ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
31-08-2011

Família de Vagos acolhe jovem argentino no âmbito de um programa mundial.


Chegam no inicio do próximo mês 81 jovens provenientes dos quatro cantos do mundo para estudar e viver em Portugal durante o ano. O ...

Chegam no inicio do próximo mês 81 jovens provenientes dos quatro cantos do mundo para estudar e viver em Portugal durante o ano.

O Programa AFS, da Associação Intercultura, é uma experiência de intercâmbio em que um jovem estudante vem viver, durante um ano, semestre ou trimestre lectivo para o nosso país. É acolhido por uma família de acolhimento e estuda numa escola secundária portuguesa.

Maria José Henriques e João Paulo Pedrosa são um casal de Vagos que por intermédio de uns amigos conheceram o programa e quiseram saber mais. Entraram em contacto com a Intercultura, a associação promotora do programa, e depois de realizados uns questionários e serem visitados por um elemento da organização, escolheram um Argentino para acolher. Serão apenas uma Familia de Boas Vindas, como João Paulo explica, espera-se agora encontrar uma Família que acolha o jovem para o restante tempo em que ele ficará em Portugal: "é só, em principio, um mês que vamos acolher o jovem. Ele vem estudar para a Escola Secundária de Vagos. Ficámos só por estas “Boas Vindas” em vez de sermos a Família de Acolhimento o tempo todo. A ideia é o jovem vir e depois encontrar outra família onde ele poderá ficar. Gostávamos que ele ficasse sempre perto, tem a escola em Vagos, se fosse uma família de Vagos era o ideal, se não, aqui perto, também não há problema".

Lúcia Moreira Azevedo, coordenadora do Recrutamento da Intercultura, lança o repto às famílias da região para acolherem um elemento novo em suas casas durante o ano: “É um desafio encontrar famílias de acolhimento porque são famílias voluntárias que abrem as portas da sua casa a um estudante que não conhecem. Portanto acaba por ser um desafio e aproveito e lanço o repto às famílias da região de Aveiro que possam então depois continuar a experiência com o Ramiro. Todos os anos nós recebemos bastante estudantes, agora em Setembro vão chegar 81 estudantes, todos eles já têm família, são estudantes provenientes de 26 países diferentes, Tailândia, Rússia, Colômbia, Canadá, Estados Unidos, Japão, bastantes países. São 81 estudantes que vão ficar em Portugal durante o ano lectivo e serão acolhidos por uma família voluntária durante este período. São estudantes do ensino secundário, vão frequentar uma escola da área de residência da família e nós todo o ano continuamos à procura de famílias que estejam dispostas a acolher voluntariamente estes estudantes”.

Anualmente, a Intercultura – AFS recebe estudantes com idades compreendidas entre os 15 e os 18 anos, provenientes de diferentes países. Este programa permite à família de acolhimento um contacto com outra cultura, outra língua, novos costumes e novos valores.


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®