Jornada de trabalho para o Porto de Aveiro, com dois workshops do projecto “Intermodality E-80”, que se insere no Programa Marco Polo II, no âmbito das "medidas de aprendizagem comuns". Os grupos de trabalho envolvidos no projecto, preconizam, em termos globais, a "promoção da integração do transporte marítimo de curta distância (SSS – Short Sea Shipping) em serviços porta a porta, como uma alternativa que pode ser competitiva relativamente à utilização unimodal do transporte rodoviário no corredor E-80". Factos revelados à reportagem Terra Nova por Luis d´Orey, um dos participantes nesta acção. "Portugal Logístico é um conjunto de infra-estruturas que devem ficar à disposição dos operadores económicos e depois cabe ao mercado aproveitar e organizar-se e isso não pode ser feito por decreto", disse, adiantando que "a Intermodalidade é a forma de permitir combinar diferentes formas de transporte para conseguir uma solução competitiva e é aquilo que comanda o mercado e as necessidades dos clientes, ou seja, só faz sentido construir soluções que correspondam ás necessidades dos agentes, se não, eles não vingam", disse. “A integração do SSS na cadeia de transporte. Viabilidade da prestação de serviços porta a porta” é o tema em análise no primeiro workshop, reunião de trabalho, que se cumpre esta sexta-feira, num Hotel aveirense. O Projecto Intermodalidade E-80 é uma iniciativa conjunta da Zaldeza (Zona de Actividades Logísticas de Salamanca), do Porto de Aveiro e do Porto de Leixões, que visa identificar os entraves à intermodalidade e promover o desenvolvimento de soluções logísticas de base ferroviária ou de TMCD, sublinhou Luis Ferreira, moderador deste workshop. "O projecto está dividido em três linhas de trabalho e à APA coube organizar a promoção dos SSS e o que procuramos fazer é uma articulação, trazendo aqui os diferentes agentes, procurando perceber os factores críticos que emergem, para tornar viável a criação de operações de transporte marítimo de curta distancia". |