domingo, 2 de Novembro de 2025  22:38
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Publicidade Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Publicidade

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
28-06-2011

Técnicos apresentam “conceitos base” de intervenção na avenida.


A equipa técnica que se encontra a coordenar o Projecto de Intervenção para a Avenida Dr. Lourenço Peixinho prepara-se para ...

A equipa técnica que se encontra a coordenar o Projecto de Intervenção para a Avenida Dr. Lourenço Peixinho prepara-se para apresentar na sessão Ordinária de Junho da Assembleia Municipal de Aveiro a metodologia adoptada, o diagnóstico e enquadramento urbanístico e os conceitos base para o projecto de remodelação da avenida. Serão mostrados igualmente os momentos de participação pública e o cronograma de trabalhos previsto, estimando-se que o Projecto possa estar finalizado no próximo mês de Outubro.

Segundo o Presidente da Câmara Municipal de Aveiro, Élio Maia, “ a Avenida Dr. Lourenço Peixinho constitui uma artéria central, no todo citadino aveirense, justificando, sem qualquer hesitação, o protagonismo que lhe queremos devolver com a realização, oportuna e inadiável, do Projecto de Intervenção para a sua requalificação, consagrado a honrar o seu passado, oferecendo-lhe um futuro melhor, mais condicente com a tradição que tem e com os seus pergaminhos”.

A construção desta artéria arrancou em 1918 que veio marcar, definitivamente, a morfologia urbana e a fisionomia arquitectónica da cidade. “Deve-se ao rasgo visionário do Dr. Lourenço Peixinho, médico e Presidente da Câmara Municipal a ambição de dotar Aveiro de um arruamento que lhe conferisse modernidade. Por isso, muito justamente, a Avenida ostenta o nome do seu fundador” lembra o Edil.

Élio Maia tem “a forte convicção de que o projecto que resultará deste processo tornará apelativa a oferta comercial, valorizará a pedonalização e a mobilidade, qualificará o mobiliário urbano, incrementará os equipamentos públicos, procurando valorizar o património arquitectónico e atribuindo à Lourenço Peixinho os traços de contemporaneidade que induzam a vertente económica e a vocação cultural e social que lhe são próprias”.

O Projecto de Intervenção está a ser coordenado por Jorge Carvalho da Universidade de Aveiro e pelo Arquitecto Bruno Soares.


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®