domingo, 2 de Novembro de 2025  22:24
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Publicidade Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Publicidade

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
21-06-2011

UA em projecto que analisa presença de aves em parques eólicos.


O arranque oficial do Projecto de IDeT «Wind e Biodiversity», a desenvolver ao longo dos próximos três anos pela Universidade de ...

O arranque oficial do Projecto de IDeT «Wind e Biodiversity», a desenvolver ao longo dos próximos três anos pela Universidade de Aveiro e pela Bio3, será assinalado esta terça-feira, 21 de Junho, às 18h30, no decorrer da inauguração oficial da filial de Aveiro (Estrada de S. Bernardo) desta empresa de estudos e projectos em Biologia e valorização de recursos naturais.

O projecto «Soluções integradas para a gestão da biodiversidade em parques eólicos: reduzir e compensar a mortalidade de aves e quirópteros» (Wind e Biodiversity) visa desenvolver tecnologias e know-how que permitam conceber estratégias eficazes para compatibilizar a instalação dos parques eólicos com a manutenção da biodiversidade.

O Wind e Biodiversity está a ser executado pelo consórcio estabelecido entre a Bio3 (promotor-líder) e a Universidade de Aveiro (entidade co-promotora), sendo coordenado por Carlos Fonseca, do Departamento de Biologia e envolvendo sobretudo duas unidades investigação da UA: o Instituto de Engenharia Electrónica e Telemática de Aveiro (IEETA) e o Centro de Estudos do Ambiente e do Mar (CESAM). Correspondendo a um investimento global de aproximadamente 1.12 milhões de euros, o projecto é co-financiado pelo QREN, no âmbito do Programa Mais Centro, no montante de 801 mil euros, com o apoio do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

Dois dos cinco objectivos do projecto passam por compreender o comportamento e dinâmica espacial e temporal de aves e morcegos em parques eólicos, bem como desenvolver equipamentos e técnicas que minimizem e/ou anulem a mortalidade de aves e morcegos provocada pelos aerogeradores.


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®