domingo, 2 de Novembro de 2025  16:42
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Publicidade Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Publicidade

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
01-06-2011

Junta de São Jacinto sonha com relançamento dos estaleiros na freguesia.


O presidente da Junta de Freguesia de São Jacinto acredita que os estaleiro têm futuro. A localização e a arte dominada por muitos ...

O presidente da Junta de Freguesia de São Jacinto acredita que os estaleiro têm futuro. A localização e a arte dominada por muitos construtores de São Jacinto pode facilitar esse regresso à actividade. Rui Vaz acredita que os estaleiros não fazem apenas parte do passado da freguesia e no momento em que muitos defendem o regresso ao mar, o autarca diz que é preciso olhar para a freguesia como local de excelência onde há técnicos conhecedores. “Não é hipótese a descartar. Tem instalações, tem a proximidade à agua. O antigo estaleiro pode ser reconvertido e quem foi empregado no estaleiro está a trabalhar. É gente que sabe trabalhar. Há gente em todo mundo aqui formada. Podem sempre voltar se houver essa possibilidade. Há know-how. Acho que São Jacinto está na ponta da lança que Portugal deve arremessar para o mar. Só temos êxito virados para o mar e nós estamos em local privilegiado”, salienta o autarca.

A falência dos estaleiros foi decretada em Maio de 2006 e as instalações estiveram votadas ao abandono após o fecho da empresa, seguindo-se a disputa judicial entre a massa falida e a Vougaimóveis para definir o proprietário dos 39 mil metros quadrados do terreno onde o estaleiro está implantado, junto à ria.

O Supremo Tribunal de Justiça viria a confirmar que os terrenos e as instalações não pertencem à empresa cuja falência foi decretada em Maio de 2006. Agora, o espaço, abandonado, é conhecido apenas pelo saque aos que resta da actividade.

Há quatro anos surgiram investidores noruegueses atentos ao futuro dos estaleiros mas decidiram-se por outro local para lançar um estaleiro e, agora, os responsáveis da freguesia, esperam que o mercado devolva esta capacidade à freguesia. “A proximidade a as condições de atracagem e a acessibilidade à Barra são privilegiadas, por exemplo, em relação à Navalria. Os acessos limitam, é verdade, mas há outras opções que podem surgir. O sítio está lá. As pessoas estão lá e se houver investidor acredito que há viabilidade”.

Rui Vaz acredita que o investimento em turismo não é incompatível mas admite que o objectivo é regressar à indústria. “Temos que apostar no turismo e temos condições mas não podemos pensar apenas num sector. Há ali futuro. Neste momento a economia local vive apenas do turismo mas temos que diversificar. Há muita gente que trabalhou e voltaria a trabalhar no estaleiro com muita qualidade”, sublinha Rui Vaz em entrevista ao programa “Conversas”. Para ouvir logo mais às 19h00.


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®