domingo, 2 de Novembro de 2025  16:42
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Publicidade Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Publicidade

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
01-06-2011

Autarquia reabilita “Caminho de Santiago”.


Albergaria vai requalificar o Caminho de Santiago. A autarquia sublinha que o Município está fortemente ligado aos caminhos, terras de ...

Albergaria vai requalificar o Caminho de Santiago. A autarquia sublinha que o Município está fortemente ligado aos caminhos, terras de passagem onde terá nascido a primeira “albergaria”, mandada construir pela “Rainha D. Thareia” (Teresa). Ainda hoje, o Município é atravessado por milhares de peregrinos, quer os que rumam a Fátima, sentido Norte/Sul; quer os que se dirigem para Santiago, virados a Norte. Por isso, a Câmara Municipal está, há algum tempo, a trabalhar no projecto de requalificação do Caminho de Santiago, numa extensão de 14,582 km.

Numa primeira fase, foi efectuado um trabalho de reconhecimento de todo o Caminho, tendo sido analisadas as condições do piso, a sinalização, a existência de pontos de água, os cruzamentos e os vários equipamentos que podem ser de interesse para os peregrinos. Deste levantamento, concluiu-se que existem troços em mau estado (cerca de 20% do percurso) e há falta de pontos de água potável. Em relação à sinalização, a grande maioria dos sinais (65,5%) tem boa visibilidade e 73% estão em bom estado. Identificados os pontos críticos, a autarquia vai proceder à requalificação do percurso, tornando mais fácil e cómoda a passagem por Albergaria-a-Velha.

Entretanto, já foram realizadas algumas reuniões com municípios vizinhos, o Turismo Centro Portugal e a Associação de Peregrinos Via Lusitana com vista a desenvolver um trabalho conjunto de revitalização do Caminho Português de Santiago na zona centro do País. Em parceria, as várias entidades pretendem definir uma sinalização homogénea e mais apelativa, desenvolver material informativo/promocional que valorize os pontos de passagem, para além de requalificar as zonas em pior estado ou propor possíveis alternativas.

Está, ainda, em avaliação a criação de um Albergue, que sirva de ponto de apoio logístico aos peregrinos e, ao mesmo tempo, de promoção de Albergaria-a-Velha e a sua inclusão nos principais pontos do Caminho Português, revitalizando a sua história e tradição.


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®