domingo, 22 de Dezembro de 2024  14:33
PESQUISAR 
LÍNGUA  

O Portal D'Aveiro deseja-lhe Boas Festas

Inovasis Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Inovasis

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Enguias de Escabeche

Enguias de Escabeche

Depois das enguias arranjadas, cortam-se as enguias em pedaços, temperam-se com sal.

Aqueça o óleo. Fritam-se ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
10-11-2010

João Loureiro diz que portagens nas SCUT são um erro que terá efeitos na economia do país.


O convidado da edição desta semana do programa “Conversas” revela que considera o sistema de cobrança de portagens nas scut um erro ...

O convidado da edição desta semana do programa “Conversas” revela que considera o sistema de cobrança de portagens nas scut um erro que terá efeitos na economia.

Na origem do problema, diz João Loureiro, está um investimento errado em auto-estradas num país que não tinha dinheiro para as pagar: “O país não é suficientemente rico para se dar ao luxo de ter várias auto-estradas a funcionar em paralelo e isso é uma despesa mais realizada e mal financiada. Chegámos a altura da verdade e à altura de pagar as contas e depois o que acontece são soluções como aquelas que eu considero que provocam mais mal que bem, como a introdução de portagens nas SCUT”.

Doutorado em Economia na Universidade de Gotemburgo, com especialidade em macroeconomia internacional e finanças, Professor Associado da Faculdade de Economia da Universidade do Porto (FEP), onde lecciona nas áreas da Macroeconomia e da Política Económica, e investigador do Centro de Estudos Macroeconómicos e Previsão (CEMPRE) da FEP, João Loureiro, natural da Gafanha da Nazaré, falou, ainda, sobre o TGV. Sobre o investimento em alta velocidade, diz que é precipitado: “Acho que nesta altura o TGV é uma má decisão. Acho que não é oportuno porque todo o país debate-se com graves dificuldades de acesso a financiamento externo. Estamos com um problema de endividamento externo e numa situação em que temos graves dificuldades de obter financiamentos adicionais no exterior, não me parece que seja oportuno que os poucos financiamentos que tenhamos vão ser usados para construir um TGV. Penso que não é o mais urgente”.

João Loureiro, economista natural da Gafanha da Nazaré, em entrevista ao programa “Conversas”. Para ouvir hoje às 19h00.


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®