Já está aberto o concurso público para a construção do novo Centro Educativo de Alquerubim, concelho de Albergaria-a-Velha, que será construído na Quinta D'Alque, em Fontes.
O equipamento irá albergar as crianças do pré-escolar e do 1º ciclo da freguesia e terá uma lotação máxima de 250 alunos. O novo edifício apresenta um estilo contemporâneo, com linhas simples e minimalistas. Dentro daquele espaço, destacam-se o sector social, o sector administrativo, os espaços de ensino e apoio e os espaços de apoio geral.
O sector social será constituído por átrios, zonas de circulação e sala de professores. Na área administrativa/direcção, irá existir um gabinete de atendimento (sala de reuniões), arquivo, reprografia e arquivo morto. No espaço destinado ao ensino, haverá uma sala de informática, uma sala de apoio, seis salas de aulas para o 1.º ciclo, duas salas de actividades e uma sala de prolongamento de horário para o pré-escolar, uma biblioteca, uma sala polivalente, um refeitório e dois gabinetes de trabalho. Por fim, os espaços de apoio geral irão incluir uma cozinha e anexos, vestiário e sanitário de pessoal não docente, instalações sanitárias, arrecadações e arrumos.
O novo Centro Educativo de Alquerubim irá ocupar uma área de quase dois mil m2, representa um investimento de cerca de 1 milhão e 200 mil euros, mais IVA, e tem um prazo de execução de 12 meses. |