Os participantes no Tedx Aveiro, um encontro organizado sob o mote “Ideias que merecem ser promovidas”, consideram a tecnologia elemento importante na diminuição de assimetrias com capacidade para ajudar os povos mais carenciados. TED, que significa Tecnologia, Entretenimento e Design, é um encontro anual que reúne alguns dos principais pensadores e criadores mundiais que são convidados a relatar as suas experiências.
Vítor Martins, do portal “migos.org”, falou sobre a importância de colocar as instituições em rede. Falou sobre um banco de voluntariado que pode ser comum a diferentes instituições e contactos que possibilitam partilha de soluções quando uns enfrentam problemas que outros já superaram.
Pedro Krupenski, da Amnistia Internacional, considera que a pobreza não é fatalidade. Falou sobre a sua vida em diferentes sectores de actividade e como mensagem destacou a necessidade de quem ajuda ser capaz de ouvir quem é ajudado. Diz que não ouvir e conhecer as vias pretendidas por quem precisa de ajuda pode redundar numa perda de tempo e em vias sem qualquer mais valia para os povos necessitados.
Frederico Dinis, da organização do Tedx, saudou a procura que o evento teve. O auditório do parque de feiras de Aveiro esgotou para ouvir diferentes agentes da sociedade civil.
Jorge Alves e José Fernando Mendes, Luís Filipe Borges, apresentador na RTP2, Pedro Krupenski, da AMI, Eli D. Mercer, da UTEN (University Technology Enterprise Network), Ivan Franco, da YDreams, David Cristina, investigador no Instituto Gulbenkian Ciências, e diversos investigadores como Mário André Araújo, Nuno Terrível, Filipe Castro e Robert Boogaard” passaram pelo evento. |