CIRA e 11 municípios da região dizem estar a conseguir resultados com o esforço de harmonização de procedimentos assente na digitalização de processos.
A meta da coesão está hoje mais próxima com a qualificação digital.
No dia em que assinalou o encerramento do projeto “Região de Aveiro Digital” com encontro temático sobre “As Novas Funcionalidades ao Serviço do Cidadão”, Ribau Esteves faz balanço positivo ao trajeto.
Diz que 8 milhões de euros depois e de mais de mil funcionários em formação, a região tem hoje uma rede mais forte ao serviço dos cidadãos com melhor produtividade (com áudio)
Projetos como o “Cadastro Intermunicipal”, Central de Compras, Aprovisionamento Intermunicipal, Bibliotecas Municipais da Região de Aveiro, Portais Municipais e Harmonização intermunicipal do modelo de governação de processos e relacionamento centrado nos cidadãos e empresas são os temas centrais deste encontro.
Quarta etapa de modernização administrativa que os autarcas querem prolongar para um quinto projeto financiado por novos fundos europeus.
Um dia depois do Feriado Municipal em que reclamou ao poder central decisões e investimento, Ribau lamentou que o Plano de Recuperação e Resiliência esteja basicamente ao serviço de Lisboa.
Crítica a uma visão centralista na gestão de fundos (com áudio)
Isabel Damasceno, Presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, realça a capacitação dos municípios e a aposta em programas imateriais.
O novo pacote de fundos europeus vai dar atenção à formação e qualificação e as autarquias devem mostrar “visão estratégica” para poder aproveitar essas linhas (com áudio).
Diário de Aveiro |