quinta-feira, 28 de Março de 2024  20:19
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Inovasis Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Inovasis

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Raia com Molho Pitau

Raia com Molho Pitau

Limpe bem a raia, retire-lhe a cabeça e o rabo e limpe bem por dentro. Lave-a novamente com água e vinagre e leve-a a ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
08-04-2021

Ílhavo: Praça da Casa da Cultura vai ser transformada em jardim.



O 23 Milhas desafia a comunidade a construir uma nova praça em Ílhavo.

A partir do espaço junto à Casa da Cultura, o objetivo é construir um jardim que “explode no betão” que será também um palco, uma plateia, um lugar de encontro e um espaço de jogo.

O 23 Milhas, projeto cultural do Município de Ílhavo, lança hoje o conceito e programa do Planteia, um jardim construído na praça anexa ao edifício da Casa da Cultura de Ílhavo que cria, através de 138 módulos, um novo significado para o lugar e, simultaneamente, vários desafios às pessoas que o habitam e frequentam.

Estes módulos (canteiros, mobiliário urbano e dispositivos de mediação) formam um jardim, com mais de duas centenas de plantas, que contempla várias funções e possibilidades de ativação: espaço de descanso, desafio pedagógico, local para concertos ou outras atividades performativas.

O Planteia cria espaço público através da ativação da praça da Casa da Cultura de Ílhavo, aumenta o contacto com a natureza e intensifica práticas sustentáveis, estimula as práticas de comunidade e o espírito de vizinhança, promove diálogos intergeracionais e reforça a importância da cultura popular.

Os vizinhos do jardim recebem esta sexta-feira os primeiros kits em suas casas: pequenos vasos de cartão, simbólicos mas férteis, em que poderão deitar as primeiras sementes do projeto.

Nas fases seguintes, a comunidade será permanentemente desafiada a envolver-se nos processos de construção dos módulos (1 a 9 de maio), na semana do plantio (10 a 16 de maio) e nas pinturas do chão da praça (17 a 22 de maio).

Até à inauguração do Planteia, que acontece no dia 10 de junho, promovem-se alguns momentos de ativação, como conversas online sobre as temáticas ligadas ao projeto.

A regeneração da praça, o reforço do sentido de comunidade e continuidade e a “reposição da ordem e da harmonia” são pilares da ação.

O Planteia resulta da parceria entre o projeto cultural do Município de ílhavo e a associação Jardins Abertos, responsável pelo festival com o mesmo nome, que abre jardins privados de Lisboa ao público e promove atividades relacionadas com a consciência ambiental.

 

foto: Rúben Arede


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®