sexta-feira, 19 de Abril de 2024  04:58
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Publicidade Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Publicidade

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Raia com Molho Pitau

Raia com Molho Pitau

Limpe bem a raia, retire-lhe a cabeça e o rabo e limpe bem por dentro. Lave-a novamente com água e vinagre e leve-a a ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
30-06-2020

Associação Bioliving prepara a celebração da Vacaloura.



A Associação Bioliving prepara a celebração do dia da Vacaloura.

Pelo segundo ano consecutivo, haverá um fim-de-semana dedicado à conservação da vaca-loura em Portugal e a Associação Bioliving fará parte desta celebração.

No fim-de-semana, de 3 a 5 de julho, haverá atividades no país e sábado é dia de ação em Frossos, Albergaria-a-Velha, e em Canelas, Estarreja.

A vaca-loura (Lucanus cervus), o maior escaravelho que ocorre em Portugal, e um dos maiores da Europa, encontra-se protegido por leis comunitárias, uma vez que se encontra em declínio em toda a Europa.

Desde 2016 que os esforços voluntários para melhorar o conhecimento e, consequentemente, o estado de conservação desta espécie têm crescido, tanto em Portugal, com o surgimento do Projeto VACALOURA.pt - Rede Portuguesa de Monitorização da vaca-loura como a nível europeu com a criação da Rede Europeia de Monitorização da vaca-loura.

Este projeto, coordenado em Portugal pela Associação Bioliving em parceria com a Sociedade Portuguesa de Entomologia, a Unidade de Vida Selvagem do Departamento de Biologia da Universidade de Aveiro e o Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas tem promovido, numa estratégia multidisciplinar, a conservação desta espécie no nosso país, utilizando-a como um chamariz para a conservação de habitats e processos naturais por vezes negligenciados na gestão dos espaços florestais e do património arbóreo, como por exemplo a madeira morta e a sua natural decomposição.

VACALOURA.pt conta, acima de tudo, com esforços voluntários de cidadãs cientistas para compilar dados sobre esta espécie, tem implementado diversas metodologias e plataformas que facilitem este processo.

Esta iniciativa tem como objetivo alertar a população para as ameaças que esta espécie enfrenta e incentivar toda a gente a ajudar a conservar esta espécie nas suas localidades.

As atividades replicarão estes percursos, em que, em 500 metros de comprimento percorridos durante 30 minutos, os cidadãos deverão contar quantos exemplares de vaca-loura foram avistados.

Será assim uma perfeita oportunidade para conhecer a vaca-loura, os seus hábitos e como todos poderão ter um papel ativo na sua conservação.

 


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®