terça-feira, 25 de Fevereiro de 2020  16:41
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Carnaval

Inovasis Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Inovasis

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Aletria com Ovos

Aletria com Ovos

Coze-se a aletria em água durante 5 minutos e escorre-se.

Em seguida, leva-se o leite ao lume juntamente com ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
14-02-2020

Ílhavo:Comunidade de Leitores aborda a obra "O Mundo em que Vivi" de Ilse Losa.



A sessão de fevereiro da Comunidade de Leitores está marcada para o dia 20 de fevereiro, pelas 21h00, na Biblioteca Municipal de Ílhavo, e será dedicada ao livro "O Mundo em que Vivi" de Ilse Losa.

Com moderação de Marisela Simões, professora bibliotecária do Agrupamento de Escolas da Gafanha da Encarnação, a partilha das distintas sensações que a leitura da obra provocou nos leitores centrar-se-á na própria experiência de vida da autora, marcada, essencialmente, pelo período do antissemitismo alemão dos períodos das Grandes Guerras.

Ise Lieblich Losa nasceu, com origem judaica, em 1913. Em 1934 radicou-se em Portugal, obtendo a nacionalidade portuguesa, por força do seu casamento com o arquiteto portuense Arménio Teixeira Losa. Faleceu no Porto, em 2006.

A sua atividade literária iniciou-se, em 1949, com este romance que conduz o leitor à primeira infância rural de uma judia na Alemanha, pelos finais da Primeira Grande Guerra Mundial, até ao avolumar de crises (inflação, desemprego, assassínio de Rathenau, aumento da influência e vitória dos Nazistas) que por fim a obrigam ao exílio mesmo na eminência de um destino trágico num campo de concentração, num manifesto retrato autobiográfico.

Desde essa data, Ise Losa dedicou a sua vida à tradução e à literatura infantojuvenil, tendo sido galardoada em 1984 com o Grande Prémio Gulbenkian para o conjunto da sua obra dirigida às crianças.

Em 1998 recebeu o Grande Prémio de Crónica, da APE (Associação Portuguesa de Escritores) com a publicação de “À Flor do Tempo”.

Marisela Simões nasceu na Venezuela em outubro de 1974 mas está radicada no concelho de Ílhavo desde a infância (Gafanha da Nazaré e Gafanha d0o Carmo).

É Professora bibliotecária e Professora de português, no 3.º ciclo e ensino secundário, em exercício no Agrupamento de Escolas da Gafanha da Encarnação.

Licenciada em ensino de português, latim e grego pela Universidade de Aveiro, em 1997. Pós-Graduada em Estudos Clássicos (Universidade de Aveiro), Estudos Portugueses (Universidade de Aveiro) e Bibliotecas Escolares (Universidade Aberta – Lisboa)

É ainda Presidente da Direção da Casa do Povo da Gafanha da Nazaré, desde 2014.


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®