|
NOTÍCIAS |  | | 05-03-2005
| Jornadas de Saúde terminam hoje
| | Hospital Infante D. Pedro organiza |
| | O Hospital Infante D. Pedro, de Aveiro, está a promover, até hoje, as Jornadas de Saúde que intitula de «Ami-Mater». A iniciativa decorre desde ontem, no Teatro Histórico da Vista Alegre. O tema das jornadas centra-se nas infecções em obstetrícia/ginecologia, focando aspectos controversos da prática clínica diária, visando o intercâmbio de informação e actualização de conhecimentos.
Mário Oliveira, director-adjunto do Serviço de Ginecologia, salienta que as jornadas se inserem no conceito da divulgação à comunidade científica do trabalho que vai sendo feito naquela unidade hospitalar.
A infecção nas grávidas e na ginecologia é considerado o «tema base» das jornadas. No caso das primeiras, o especialista refere-se à infecção grave por «streptococcus do grupo B», que importa conhecer para a prevenção de um recém-nascido. No que se refere a outras infecções mais conhecidas pela população em geral, o médico remete para o VIH-Sida e as hepatites B e C. Assinala que, nesta matéria, a preocupação médica passa por «prevenir a infecção para o recém-nascido». No que respeita à ginecologia foram abordadas sobretudo as infecções mais comuns, como as vulvovaginites.
As jornadas terminam hoje com a abordagem temática da «Contracepção no Século XXI» e «Pré-eclâmpsia – Nova Abordagem», que inclui a apresentação de um teste inovador para o rastreio no primeiro trimestre de gravidez. As palestras começam às 9 e terminam às 13 horas.
Em jeito de conselho às grávidas, Mário Oliveira diz que para uma melhor prevenção «devem frequentar as consultas para que o médico lhes faça os devidos rastreios».
Cristina Paredes |
|  |
|
|
|
|
|
 |
|
|