sábado, 20 de Abril de 2024  07:50
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Publicidade Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Publicidade

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Enguias de Escabeche

Enguias de Escabeche

Depois das enguias arranjadas, cortam-se as enguias em pedaços, temperam-se com sal.

Fritam-se as enguias no ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
15-05-2019

Joana Espadinha, Hugo van der Ding e Rui Miguel Abreu no cartaz do Festival Rádio Faneca



Joana Espadinha, Hugo van der Ding e Rui Miguel Abreu entre as propostas para este ano do cartaz do Festival Rádio Faneca que aposta em vozes da rádio nacional e da cultura ilhavense.

O Festival regressa nos dias 7, 8 e 9 de junho ao Centro Histórico da cidade de Ílhavo. Hugo van der Ding, Guilherme Gomes, Rui Miguel Abreu e Joana Espadinha são alguns dos nomes que asseguram os momentos especiais da programação de um dos palcos, o da rádio, desta edição.

Este festival combina concertos, performances, projetos comunitários, jogos e outras propostas nos becos e no centro da cidade e destaca-se pela existência de uma rádio, que funciona apenas durante o festival, e que tem o nome da cabine radiofónica que existia há muitas décadas em Ílhavo, no mesmo jardim, emitindo naquele local, todos os domingos à tarde.

Além de central de música e discos pedidos, esta rádio funciona como elemento agregador de um festival que torna vizinhos e cúmplices comunidade e artistas, dando-lhes palco e voz.

No dia 7, o jornal local O Ilhavense monta uma tertúlia radiofónica para discutir passado e futuro das suas páginas; Domingos Cardoso apresenta o livro “Palabras co bento no leba” numa obra sobre o linguajar ilhavense, e Pedro de Tróia estreia a promessa de um projeto, “Estou bem aqui em Portugal”, videocast sobre banalidades, do autor e cantor que atua no dia seguinte num dos becos de Ílhavo.

Já no sábado, João Nuno Silva, o embaixador do bloque A Certeza da Música, encabeça o programa “As Certezas do Meu Mais Brilhante Amor”, uma viagem sobre as músicas portuguesas que o trouxeram pelo blogue e pela vida.

Hugo van der Ding, na mesma linha do programa que assume na Antena 3, “Vamos todos morrer”, apresenta a rubrica “Olha, já lá está…”, em que fará um obituário humorístico de algumas figuras históricas ilhavenses.

Mr.Gallini, um “pujante” John Lennon de Leiria, fala sobre as suas influências e toca o que delas brotou.

No último dia do festival, Joana Espadinha é levada a conversar primeiro na rádio, também sobre as suas influências, antes do seu concerto no Aquário dos Bacalhaus, no mesmo dia; “entre nós e as palavras há metal fundente” é o momento em que Guilherme Gomes, ator e diretor artístico do projeto CRETA - laboratório de criação teatral, em Viseu, faz uma seleção de poemas de autores portugueses, mas em grande parte ilhavenses, numa viagem pela poesia local.

“Rimas e Batidas” junta Rui Miguel Abreu e o artista ilhavense HAKA, para conversar, num momento que acabará numa atuação de HAKA.

A programação da rádio fecha com o podcast Brandos Costumes, ao vivo, pela primeira vez, numa versão renovada, com o seu criador Pedro Paulos e a estreante (mas só neste formato) Marta Rocha, além do respetivo convidado.

A moderação da restante emissão da rádio estará a cargo de Maria Inês Santos.

A rádio emite em FM, em 103,9, sendo possível ouvi-la em Ílhavo e arredores, mas estará online, em áudio mas também em vídeo, durante os três dias de emissão.

Uma rádio para ver e ouvir, em que todos os visitantes da Rádio Faneca são convidados a entrar, ficar para ver, pedir um disco e, quem sabe, ser também voz. O festival e gratuito e toda a programação está disponível no site e redes sociais do 23 Milhas.

Abertura na sexta, dia 7 de Junho, às 10h, no espaço central no Jardim Henriqueta Maia.

 


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®