terça-feira, 18 de Setembro de 2018  22:28
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Regresso às Aulas

Inovasis Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Publicidade

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Sapateira Recheada I

Sapateira Recheada I

Separe as pernas e as patas da carapaça. Abra a carapaça da sapateira e retire-lhe as partes não comestíveis (partes ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
16-05-2018

Máquina para a apanha e corte da salicórnia vence concurso de ideias em Sever do Vouga.



Uma máquina que corta e apanha a salicórnia, um substituto natural do sal, venceu a III edição do Concurso de Ideias “Lança o Teu Futuro”. Organizado pela Câmara Municipal de Sever do Vouga, através do VougaPark-Centro de Inovação, e com a colaboração da Sanjotec, o concurso procura sensibilizar os jovens do Ensino Secundário e promover o espírito de iniciativa.

O vice-presidente da Câmara Municipal, Almeida e Costa, faz um balanço positivo. “É uma oportunidade para que os alunos testem e descubram as suas capacidades. A presença de mentores qualificados e de um júri extremamente competente é uma aposta que fazemos em cada um dos participantes e esperamos que muitas das ideias apresentadas vejam a luz do dia”, afirmou o autarca.

A “Salicorte” visa colmatar uma lacuna atualmente existente no mercado e dar resposta a um problema identificado pelos produtores. Bruno Henriques e Gonçalo Saraiva, do Curso Profissional de Técnico de Manutenção Industrial, da UniTEC-Unidade de Tecnologias da Escola Profissional de Aveiro, foram os autores.

Em segundo lugar, ficou a ideia “i-Fireman”, um dispositivo que alerta o comando de bombeiros para a eventual existência de bombeiros feridos durante o combate a incêndios e, em terceiro lugar, o equipamento “ChildVision” que deteta a que distância as crianças se encontram, com vista a preservar a sua segurança. Ambas as ideias foram apresentadas pelas alunas Ana Ladeira e Diana Figueiredo, do Curso Profissional de Informática de Sistemas, da UniTEC.

Numa sessão aberta à comunidade, que decorreu no dia 11 de maio, no VougaPark-Centro de Inovação, os alunos defenderam as suas ideias de negócio perante um júri especializado, composto por José Luís Almeida (Seveme), Sérgio Costa (A. Silva Matos), Bruno Figueiredo (Graphenest), Filipe Portela (Seedrs), Jorge Noro (Universidade de Coimbra), Ana Sampaio (Sanjotec) e José Ricardo Aguilar (Instituto Pedro Nunes).

“O concurso diferencia-se pela forte componente de mentoria, em que os profissionais transmitem importantes conhecimentos para quem quer transformar uma ideia em um projeto sustentável. Esse acompanhamento foi bastante visível na sessão final, em que os alunos mostraram que as ações de capacitação surtiram efeitos”, explica Andreia Fonseca, diretora de operações do VougaPark, sublinhando que “a avaliação do júri foi também uma oportunidade de aprendizagem na medida em que deram contributos extremamente válidos”.

Além do kit de empreendedorismo, entregue a todos os participantes, os três primeiros lugares receberam um cheque prenda da Câmara Municipal de Sever do Vouga e ainda dois tablets (oferta da Seveme ao 1.º lugar) e dois estágios curriculares (oferta da A. Silva Matos ao 2.º lugar).

 


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®