quinta-feira, 28 de Março de 2024  14:44
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Publicidade Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Publicidade

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Raia com Molho Pitau

Raia com Molho Pitau

Limpe bem a raia, retire-lhe a cabeça e o rabo e limpe bem por dentro. Lave-a novamente com água e vinagre e leve-a a ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
16-04-2018

Debate da JS sobre superior alerta para redução do número de jovens nas universidades.



O recém-eleito Presidente da Distrital do PS, Jorge Sequeira, destaca a importância de Aveiro receber um encontro para debater o futuro do ensino superior em Portugal.

A iniciativa partiu da distrital da Juventude socialista. A Presidente, Joana Sá Pereira, enalteceu a presença de “tantos jovens” e a importância deste debate enquanto “ponto de partida” para traçar os próximos anos do ensino superior.

“É com estes agentes - Governo, Deputados, Reitores e Associações Académicas - que se deve traçar o caminho que o Ensino Superior deve percorrer e uma reflexão sobre este pilar importantíssimo do nosso Estado Democrático só se cumpre com o contributo empenhado de todos eles, ao qual se junta o da JS, que estará sempre do lado da implementação de um ensino superior com igualdade de oportunidades, justo, democrático e de qualidade.”, referiu Joana Sá Pereira.

O encontro terminou com os jovens a defenderem a redução gradual do valor das propinas, a regulamentação das taxas e emolumentos e a revisão do Regime Jurídico das Instituições de Ensino Superior.

No debate participaram Fernanda Rollo, Secretária de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Maria de Lurdes Rodrigues, Reitora do ISCTE e Ex-Ministra da Educação, Pedro Delgado Alves, Deputado da Assembleia da República e Docente Universitário, Alexandre Amado, Presidente da Associação Académica de Coimbra, e Xavier Vieira, Presidente da Associação Académica da Universidade de Aveiro.

Pedro Delgado Alves destacou a importância do Ensino Superior nos territórios de baixa densidade, a democracia interna nas Instituições de Ensino Superior (IES), a questão da integração dos precários docentes aliada à questão da sustentabilidade das IES, o caminho a percorrer para o objetivo da propina zero que terá de ser “necessariamente gradual” e, por último, a questão da habitação nos dois grandes polos universitários do país.

Do lado dos estudantes, Xavier Vieira referiu a importância a internacionalização do Ensino Superior e a sua adaptação aos métodos de ensino, como forma do alcance de uma maior competitividade do mundo empresarial.

Alexandre Amado enalteceu a necessidade de construção de um Ensino Superior com igualdade de oportunidades, e relativamente ao financiamento, desafiou o poder legislativo para encetar um caminho de redução da propina, terminando apelando à profunda revisão do Regime Jurídico das Instituições de Ensino Superior (RJIES).

Maria de Lurdes Rodrigues começou a sua intervenção alertando para o número preocupante de jovens com 20 anos a frequentar o ensino superior - 120 mil - e as nefastas consequências que este problema acarreta para a rede do Ensino Superior.

Terminou referindo que o tema da propina é um tema tabu na sociedade e que se torna necessário revisitar esta questão com alguma celeridade, referindo que o benefício coletivo que a sociedade conquista com a formação dos jovens deve prevalecer face à lógica do benefício individual.

Fernanda Rollo, Secretária de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, encerrou a conferência reconhecendo como preocupantes as taxas de acesso ao Ensino Superior.

“A aproximação ao sistema empresarial que tem um impacto enorme na empregabilidade e no desenvolvimento regional”, declarou Fernanda Rollo que referiu que existe hoje no ensino superior uma “responsabilidade social no desenvolvimento do ensino superior profissional à qual se deve aliar a oferta formativa correspondente ao ensino empresarial”.

 

 


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®