quinta-feira, 25 de Abril de 2024  05:24
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Dia da Liberdade

Publicidade Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Publicidade

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Salada de Frango com Iogurte

Salada de Frango com Iogurte

Ponha ao lume uma panela com água, sal e os dentes de alho descascados. Lave o frango. Polvilhe-o por dentro e por fora ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
23-03-2012

"Crise é muito boa para o ambiente" - Carlos Borrego.


Carlos Borrego, antigo Ministro do Ambiente, vê um lado positivo na crise. Portugal deve, afinal, cumprir os limites das emissões de ...

Carlos Borrego, antigo Ministro do Ambiente, vê um lado positivo na crise. Portugal deve, afinal, cumprir os limites das emissões de gases com efeito de estufa e escapar a multas pesadas.

De nada valerá, ainda assim, se não houver políticas e investimentos para evitar retrocessos. E neste aspeto, o professor e investigador da Universidade de Aveiro está muito céptico.

O arrefecimento da economia é bom para o ambiente. E a continuar assim, Portugal terá menos dificuldades em cumprir o protocolo de Quioto do que as metas da troika.

"A crise é amiga do ambiente, diminuímos as emissões para a atmosfera e vamos cumprir o protocolo de Quioto, em 2010 as emissões diminuíram 7 por cento, vão diminuir mais do que isso em 2011, portanto, no final de 2012 o protocolo está cumprido, quando estávamos a derrapar completamente e teríamos de pagar uns milhões de euros de multas, graças à crise vamos safar-nos", disse Carlos Borrego, da Universidade de Aveiro, um dos maiores especialistas nacionais em qualidade do ar que, esperava, nesta altura, mais do Governo, para evitar os mesmos erros.

"Eu verifiquei o Orçamento de Estado e a palavra ambiente aparece 36 vezes, mais nada, sustentabilidade do ponto de vista ambiental, nada, se as palavras não estão lá quanto mais o dinheiro, é preciso mudar estratégias, criar investimento em áreas especificas para tirar benefícios no futuro, isto é uma prioridade e não apenas aplicar contenção sem critério".

O ex-Ministro do Ambiente num dos Governos de Cavaco Silva garante que, o actual executivo, não está mal informado e o próprio Primeiro Ministro já foi alertado pelo maiores peritos nacionais. Resta saber a resposta que vai dar na prática.


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®