quinta-feira, 28 de Março de 2024  20:05
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Inovasis Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Inovasis

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Raia com Molho Pitau

Raia com Molho Pitau

Limpe bem a raia, retire-lhe a cabeça e o rabo e limpe bem por dentro. Lave-a novamente com água e vinagre e leve-a a ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
15-09-2011

"Prospecção de petróleo com efeito negativo na pesca e no ambiente" diz o Bloco de Esquerda.


"O exercício da actividade de pesca foi restringido entre Aveiro e a Nazaré devido a actividade de prospecção de petróleo, até um ...

"O exercício da actividade de pesca foi restringido entre Aveiro e a Nazaré devido a actividade de prospecção de petróleo, até um período máximo de 30 dias".

Esta restrição decorre da Portaria n.º 259/201, de 15 Julho e "teve um impacto negativo significativo na actividade piscatória nessa região, sem que tenha existido uma compensação razoável aos pescadores afectados", dizem responsáveis do Bloco de Esquerda.

"Segundo notícias veiculadas na comunicação social, a empresa que procedeu à actividade de prospecção terá assumido o compromisso de pagar 150 000 euros às embarcações prejudicadas. Ora, face à extensão de costa que está indicada na portaria referida, esta é, claramente, uma compensação diminuta. Convém referir que a área indicada comportava uma faixa de costa de 30km por 100km", refere o Bloco de Esquerda em comunicado. Para além dos prejuízos nas restrições causadas à actividade pesqueira, "existem algumas queixas por parte dos pescadores que revelam indícios de problemas ambientais relevantes". Como exemplo, "temos a situação dos trabalhadores da Vagueira, que se dedicam à pesca tradicional pelo processo da arte xávega, que estiveram vários dias sem poderem sair para o mar devido aos trabalhos de prospecção".

Quando puderam voltar a exercer a sua actividade, "estes pescadores depararam-se com um fenómeno estranho: cada vez que vão ao mar a rede vem a cheirar a ácido. O cheiro é de tal forma intenso, que até levou a que os turistas, habitualmente curiosos por esta actividade tradicional, se queixassem e afastassem".

Os pescadores afirmam que "o odor exalado do saco e da manga é intenso". Os pescadores não encontram explicação para o intenso cheiro que as redes apresentam. Para além do odor pestilento, os pescadores afirmam que "a recente prospecção de petróleo deixou o mar sem peixe".

Uma outra situação, ocorrida na mesma altura, "adensa ainda mais as suspeitas sobre a actividade de prospecção e os materiais usados nesse processo e as suas consequências ambientais. Inexplicavelmente, a praia da Barra, no concelho de Ílhavo, ficou com muita espuma na água do mar, muito para além do que é habitual, situação nunca vista".

O deputado do BE Pedro Filipe Soares já questionou o Ministério da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Território sobre esta situação.


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®