sexta-feira, 19 de Abril de 2024  06:51
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Inovasis Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Inovasis

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Raia com Molho Pitau

Raia com Molho Pitau

Limpe bem a raia, retire-lhe a cabeça e o rabo e limpe bem por dentro. Lave-a novamente com água e vinagre e leve-a a ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
04-08-2011

"Semana da Vela" começa sábado na Costa Nova.


Começa no próximo sábado, na Costa Nova, mais uma edição da "Semana Internacional da Vela", que se vai prolongar até 13 de Agosto. ...

Começa no próximo sábado, na Costa Nova, mais uma edição da "Semana Internacional da Vela", que se vai prolongar até 13 de Agosto. No plano desportivo, a novidade deste ano "consiste na abertura do programa com a realização de uma regata costeira para Cruzeiros que ligará a Figueira da Foz à Barra, aproveitando a presença de muitos dos habituais barcos naquela cidade, onde estiveram a disputar a Regata Portos do Centro".

Novidade também, mas no plano recreativo-cultural, será a realização de um workshop de vela em moliceiro.

"Aproveitando as más condições das marés nesse dia, que impedem a realização de regatas, os arrais do moliceiro “Inobador” irão proporcionar uma sessão de trabalho para quem quiser conhecer melhor uma daquelas embarcações e aprender a fazer todas as manobras inerentes à navegação à vela".

Em cooperação com a Câmara Municipal de Ílhavo a jornada será também de baptismo de vela "para quem nunca experimentou a sensação de prazer que constitui a navegação utilizando uma fonte limpa e inesgotável de energia como é o vento".

O programa desportivo prossegue, levando para a água, nos dois dias seguintes, a Classe Optimist, que disputará simultaneamente a terceira prova do Ranking CVCN 2011. As restantes Classes da vela ligeira entrarão em prova nos dois dias a seguir – 5ª e 6ª Feiras – para no sábado se encerrar a prova com a regata “Quatro Horas da Costa Nova”, "numa apoteose que levará para a água todas as embarcações, proporcionando um magnífico espectáculo para quem se abeirar da margem da Ria".

No plano cultural, "as tradicionais palestras constituirão um bom motivo para se passar também à noite pelas instalações do CVCN". A primeira, no dia 10, "mais pensada para quem se interessa pela competição, será da autoria de António Pires de Lima, conhecido desenhador e construtor de velas do Porto". Na sexta-feira seguinte, será Aníbal Paião, que irá falar sobre o Projecto Santa Maria Manuela, "desde a sua aquisição pela empresa Pascoal, a sua reconstrução e finalmente as perspectivas de utilização como embarcação de turismo de características náuticas mas não só". A última palestra, "embora esteja fora do calendário da Semana Internacional, estará no entanto dentro do mesmo espírito das anteriores, tendo sido marcada para o dia 18, data em que o CVCN vai celebrar o seu 30.º aniversário". Será "a oportunidade ideal" para o lançamento de um novo livro da autoria de Senos da Fonseca, "que desta vez nos fala das (Embarcações que tiveram o berço na Laguna)”.

A apresentação do livro estará a cargo de Ana Maria Lopes, "outra personalidade de referência na temática das embarcações da Ria de Aveiro".

Para além das componentes desportiva e cultural, a Semana Internacional, tem também a sua componente recreativa, com actividades várias desde aulas de ioga, a massagens, feira de artesanato náutico e música.


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®