sábado, 20 de Abril de 2024  03:43
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Inovasis Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Inovasis

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Enguias de Escabeche

Enguias de Escabeche

Depois das enguias arranjadas, cortam-se as enguias em pedaços, temperam-se com sal.

Fritam-se as enguias no ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
25-05-2011

"Novas Competências e Novos Empregos" relatório apresentado na UE por Regina Bastos.


A Deputada do PSD Regina Bastos apresentou um relatório sobre a "Agenda para Novas Competências e Novos Empregos", na Comissão do ...

A Deputada do PSD Regina Bastos apresentou um relatório sobre a "Agenda para Novas Competências e Novos Empregos", na Comissão do Emprego e dos Assuntos Sociais do Parlamento Europeu. A crise económica, financeira e social que afectou a Europa "evidenciou as fragilidades do modelo social europeu e anulou vários dos progressos alcançados no passado". Este relatório tem como objectivo "apontar medidas que contribuam para o aumento da taxa de emprego para 75 por cento, na população europeia entre os 20 e os 64 anos, até 2020". Esta medida insere-se na Estratégia "Europa 2020".

"Temos o dever de agir imediatamente no sentido de colmatarmos as lacunas de competências na Europa, anteciparmos melhor as necessidades futuras em matérias de competência a fim de enfrentar os dois grandes problemas dos cidadãos europeus: a criação de emprego e a dificuldade de encontrar pessoas qualificadas para preencher as ofertas de emprego existentes". A Deputada salientou "que no futuro vamos assistir a um aumento da procura de mão-de-obra altamente qualificada e adaptável a empregos mais centrados nas competências".

Por estas razões, a relatora destaca algumas recomendações no seu relatório: "A Europa terá que investir em novos sectores e novos produtos e serviços para criar empregos verdes. Assim , deve-se dar oportunidade aos trabalhadores activos e inactivos de adquirir competências necessárias a esses trabalhos".

A Deputada Regina Bastos sublinhou que "as taxas de abandono escolar são muito elevadas e devem implementar-se medidas no sentido de se reduzir essas taxas para menos de 10 por cento de maneira a cumprir os objectivos da Estratégia 2020 assim como medidas para facilitar a sua inserção no mercado de trabalho e deste modo reduzir o desemprego jovem". A Deputada europeia disse ainda que "a mobilidade dos trabalhadores na UE deve ser fomentada. Por isso, o reconhecimento de qualificações deve ser uma prioridade. A cooperação entre empresas e os estabelecimentos de ensino deve ser reforçada e as empresas devem participar na educação e na formação ao longo da vida".

Finalmente, reforçou "a necessidade de reduzir a carga administrativa e burocrática nas PME's, tendo por finalidade a criação de empregos". A aprovação do relatório em Comissão parlamentar está agendada para Setembro de 2011.


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®