Ílhavo 1, 2, 3, 4 - Estrada Nacional 109, nºs 19, 22, 25 e 35 Na estrada nacional, em direcção a Aveiro, poder-se-ão encontrar exemplos de Arte Nova: combinando o ferro, o vidro, a pedra, o azulejo e a madeira. |
| 5 - "Vila Africana", Ílhavo, sita na Estrada Nacional 109, nº 135 Tradicionalmente conhecida como a "Vila Africana", o seu interesse reside na fachada profusamente decorada com azulejos. O tratamento da fachada revela um equilíbrio entre os diversos planos e a sua decoração, como salienta Amaro Neves que destaca ainda os gradeados de ferro pela sua delicadeza. |
Aveiro 6 - Casa do Major Pessoa, sita na R. Barbosa Magalhães, nºs 9, 10, 11 e Travessa do Rossio Parceria de Silva Rocha e Ernesto Korrodi é a tradução prática da originalidade e talento dos dois artistas, materializada num dos mais belos edifícios da cidade. Considerada por todos um "ex-libris" arquitectónico, a riqueza da sua fachada resulta da pedra habilmente esculpida, conjugada com a arte do ferro forjado, um dos materiais mais representativos deste movimento artístico. Destaque ainda para a águia que, do alto do alçado fronteiro, enaltece e nobilita esta peça arquitectónica. |
7 - Casa - Edifício do Rossio, sita no Largo do Rossio, nºs 3 e 4 Neste edifício recém recuperado, destaca-se a zona central da sua fachada, constituída pela varanda pétrea articulada com o ferro e enquadrada por duas janelas simétricas, também elas emolduradas com decoração tipicamente Arte Nova. A historiografia data a sua edificação como sendo de 1920-1930. |
8 - Edifício da Casa dos Ovos Moles, sito na R. João Mendonça, nºs 24 e 25 Um pouco mais sóbria, esta construção faz realçar no seu topo uma mansarda cujo desenho de abertura se insere claramente na linguagem curvilínea deste estilo decorativo. A sua pequena varanda é sustentada por mísulas trabalhadas, tendo de ambos os lados janelas de peito, onde o ferro rendilhado lhe confere inegável elegância. |
9 - Museu da República, sito na R. João Mendonça, nºs 11 e 13 De resolução agradável e harmoniosa, este edifício impressiona pela verticalidade ascensional do centro da fachada, arrancando das proeminentes mísulas que sustêm a varanda, prolongando-se nas duas colunas coríntias, culminando numa delicada mansarda. A decoração é no seu todo homogénea, articulando motivos florais e vegetalista da pedra com o ferro trabalhado das janelas e varandas. |
10 - Edifício da Cooperativa Agrícola, sito na R. João Mendonça, nºs 5, 6 e 7 Impressionante pelas cores quentes utilizadas nos seus painéis de azulejo policromático, ninguém fica indiferente a esta jóia da arquitectura aveirense. Sobrecarregada decorativamente, aos azulejos, notável trabalho da Fábrica da Fonte Nova, juntam-se o ferro e o requinte trabalhado da pedra de ançã. Todo o conjunto decorativo vê-se envolvido pelas linhas ora suaves, ora sinuosas dos contornos das molduras, que unificam a fachada, conferindo-lhe uma luz peculiar. |
11 - Edifício Restaurante - Pensão Ferro, sito na R. Tenente Resende, nº 30 Também esta construção é representativa da simbiose entre o ferro, o vidro, a pedra e o azulejo. Projectada por Silva Rocha, mas mais modesta na decoração, esta antiga serralharia apresenta-nos no piso térreo dois medalhões esculpidos com inscrições ladeando o grande arco abatido da entrada, onde o trabalho do ferro se exibe ondulante nas suas representações vegetalistas. O piso superior é revestido por azulejaria monocromática de onde ressalta a varanda, original pelas suas linhas. Do cimo emerge uma mansarda igualmente trabalhada, mas sem janela. |
12 - Edifício da Residência do Arquitecto Silva Rocha, sito na R. do Carmo, nºs 12 e 14 Como não podia deixar de ser, a casa do arquitecto reflecte o espírito artístico característico da época, e as suas influências pessoais. Não sendo um edifício exuberante, certamente também não passa despercebido. Somos confrontados uma vez mais com uma decoração predominantemente vegetalista, presente nos azulejos e nos arcos que coroam as portas da entrada e as da varanda. De salientar a originalidade da solução preconizada na entrada do edifício, pela assimetria entre o desenho da porta e o da janela de peito, acentuada por um coroamento comum. Como característica habitual deste tipo de arquitectura, os vários elementos decorativos fundem-se, criando uma atmosfera de elegância onde a natureza se encontra representada. |
13 - Edifício - Bar do Hotel "As Américas", sito na R. Eng.º Von Haff Projectado por José de Pinho, este edifício é sem dúvida uma referência da Arte Nova aveirense. Nas suas paredes lisas rasgam-se belas janelas profusamente decoradas com grinaldas e delicados pendões floridos. A escadaria gradeada com finos recortes férreos estilizados, fazem lembrar filigrana. A fachada é percorrida em quase todo o seu perímetro por uma cimalha revestida por azulejos. No lado direito da fachada saliente relativamente ao lado oposto, elevam-se as águas furtadas onde se inscreve uma abertura com moldura pétrea finamente esculpida, com azulejos. |
14 - Edifício da Sapataria Miguéis, sito na R. de Coimbra, nºs 1 e 3 A decoração da fachada do piso térreo foi realizada após a construção do edifício. Contornando as aberturas da porta e das vitrines do seu lado direito, pendem volumosas grinaldas de fino recorte. Na fachada oposta, as vitrines são coroadas com arcos de volta perfeita decoradas com motivos vegetalistas. |
15 - Coreto do Parque Municipal Infante D. Pedro, sito na Avenida Araújo e Silva Construção em ferro com decoração tipicamente Arte Nova, a sua planta octogonal foi traçada pelo Eng.º Araújo e Silva. Enquadrado pelo magnífico jardim, constitui ponto de paragem obrigatória. |
Albergaria-a-Velha 16 - "Chalet" da família Vidal, Albergaria-a-Velha, sito na Praça José Ferreira Tavares Construído em dois planos, um dos quais mais recuado e em frente do qual corre o gradeamento de ferro, destacam-se as janelas do lado direito do edifício sobre as quais se rasga uma varanda de belo efeito. |
17 - Casa do Dr. António Pinho, sita na Praça José Ferreira Tavares, nºs 8 e 8A Constitui o exemplar arquitectónico mais representativo da vila pela sobrecarga da sua decoração. Levantado à altura de dois andares, são as janelas geminadas do primeiro andar que atraem de forma imediata o olhar. |
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