RAVIOLI DE NOZES

Ingredientes:
Para a massa:
350 g de farinha de trigo integral
2 ovos
250 g de espinafres cozidos e feitos em puré
1 pitada de sal

Para o recheio:
1 cebola grande, picada miudinho
4 dentes de alho, esmagados
175 g de nozes, picadinhas
4 tiras de aipo, picadas
2 c. de sopa de manjericão fresco, picadinho
3 c. de sopa de salsa fresca, picadinha
3 c. de sopa de polpa de tomate
3 c. de sopa molho de soja
pimenta preta, a gosto
1 ovo batido (para cobrir partes da massa)

Preparação:
Prepare a massa da seguinte forma: misture a farinha e o sal numa taça grande. Faça um buraco no meio e acrescente os ovos e os espinafres. Com os dedos ou servindo-se de um garfo, comece a trabalhar a massa, puxando a farinha gradualmente para o centro. Amasse até que a mistura deixe de estar pegajosa. Tape com um pano e deixe repousar durante 2 horas.

Entretanto prepare o recheio, misturando todos os ingredientes numa taça grande. Mexa até espalhar uniformemente todos os ingredientes.

Retire a massa da taça e trabalhe-a com o rolo, em cima de uma superfície limpa e polvilhada com farinha. Divida a massa em duas partes e trabalhe em separado até obter dois rectângulos de massa muito fina. Numa das metades da massa defina quadrados de 2,5 a 5 cm (tamanho dos raviolis) e no meio de cada quadrado despeje uma colher de sobremesa de recheio. Pincele os rebordos da massa e os espaços entre os quadrados com ovo batido. Cubra com a outra metade da massa fina, comprimindo-a com firmeza entre os quadrados e no rebordo, para colar. Use uma carretilha de pasteleiro para cortar os quadrados de ravioli. Deixe a secar durante 30 minutos.

Coza os raviolis numa panela cheia de água a ferver e temperada com sal, durante 8 a 10 minutos ou até estarem al dente. Sirva quente, simples ou com um molho de tomate.

Portal d'Aveiro - www.aveiro.co.pt