CREME DE CAMARÃO

Ingredientes:
500 g de camarão
sal
pimenta
2 cebolas
3 c. (sopa) de manteiga
1 folha de louro
1 cálice de conhaque
50 g de farinha
4 tomates maduros
1dl de natas frescas
1 ramo de salsa

Preparação:
Coloque 1,2 l de água num tacho e leve ao lume. Assim que levantar fervura, tempere com sal e pimenta e introduza os camarões. Deixe cozê-los durante dez minutos. Retire de imediato do calor, escorra os camarões e reserve tudo.

Descasque e pique a cebola muito finamente. Aloure a manteiga derretida, juntamente com a folha de louro, até ficar com um tom dourado.

Entretanto, descasque os camarões e junte as cascas ao refogado anterior. Regue com conhaque e flameje. Quando a chama se apagar, acrescente a farinha e envolva tudo, de maneira a que todos os ingredientes fiquem bem ligados.

Adicione o tomate aos pedaços, sem pele nem sementes e, aos poucos, vá regando com o caldo da cozedura do camarão. Deixe cozinhar durante 12 minutos, mexendo sempre, com uma colher de pau, até obter um preparado cremoso.

Retire o recipiente do calor e passe o caldo por um coador de rede fina. Envolva as natas e o miolo de camarão cortado ao meio. Polvilhe com o raminho de salsa picado e rectifique os temperos. Sirva enquanto quente.

Portal d'Aveiro - www.aveiro.co.pt